Geração de trabalho, renda e empreendedorismo para população LGBTI+ será tema em seminário promovido pelo Governo

Com objetivo discutir e propor políticas públicas do trabalho, empregabilidade e empreendedorismo em relação à população LGBTI+, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com o Conselho e Fórum Estadual LGBT, promove nos dias 25 e 26 de novembro, a I Semana Estadual do Trabalho, Renda, Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+. 

Durante dois dias, serão debatidas questões socioeconômicas e sociais, a inserção no mercado de trabalho formal e perspectivas de empreendedorismo para população LGBTI+ na garantia da cidadania pela dignidade do exercício profissional em decorrência da sua orientação sexual e identidade de gênero, apontando caminhos que possibilitem a inserção por meio de políticas públicas e no fomento ao empreendedorismo nas mais diversas áreas e segmentos profissionais, garantindo o trabalho enquanto direito humano para população LGBTI+ do Maranhão. 

“Políticas de Estado são uma obrigação e, ao que se refere a população LGBTI+, enquanto militância, nós pautamos direitos e reivindicações às secretarias e órgãos e aguardamos essas devolutivas. Iniciamos um extenso diálogo com o Governo do Estado, que através da Secretaria de Estado do Trabalho, teve a sensibilidade de discutir a criação deste seminário, na perspectiva de ampliação de políticas públicas de inclusão no mercado de trabalho. E fruto deste momento, teremos a construção do Plano de Empregabilidade para população LGBT, que resultará em escutas populares nos municípios, conhecendo a realidade da demanda para o mercado de trabalho, junto aos gestores municipais e, por fim, apresentaremos ao governador Flávio Dino e à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão”, analisou o representante do Fórum Estadual LGBT, Júnior Azevedo, 

Através do método ver, julgar e agir e de ferramentas metodológicas da educação popular, o evento terá caráter participativo e propositivo, de modo que possibilite a interação com falas do Movimento LGBTI+ e representantes do poder público em busca da garantia do direito ao trabalho a essa população.

Para o secretário da Setres, Jowberth Alves, o Governo do Estado avança na construção de políticas públicas de igualdade e inclusão, como na garantia de acesso ao trabalho digno para população LGBTI+.“O governador Flávio Dino faz uma gestão sensível às causas sociais, aos movimentos e povo do Maranhão. Enquanto nosso papel de Estado, estamos aqui para ouvir e construir propostas efetivas que deem a garantia de acesso às oportunidades à população LGBTI+. Lamentamos que não haja, atualmente, políticas efetivas vindas do Governo Federal. O que podemos perceber são retrocessos com políticas públicas conservadoras, falas LGBTFÓBICAS e que não garantem o objetivo principal, empregar e garantir renda. Então, faremos este importante evento para observamos os acordos coletivos, os números de contratações, diálogos com setores e categorias empregadoras para assegurarmos aos trabalhadores LGBTI+, direitos já conquistados pelos demais”, analisou o gestor. 

Somada à I Semana Estadual de Trabalho, Renda, Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+, também será promovida a Feira Cultural Arco-íris: Empreendedorismo e Geração de Renda para população LGBIT+.  

“O Governo do Maranhão entende que há a necessidade de ter diálogos e a construção de um plano que gere empregos, mas também atuamos com formas emergentes para que a população LGBTI+, também afetada pelos impactos da pandemia, tenha renda garantida. Por isso, nossa feira contará com atrações e comercialização de produtos do movimento, vindos de toda região do Estado. Atrações e empreendedores (as) com renda garantida. Esta é mais uma forma de mostrar que o governo Flávio Dino é solidário, igualitário e está com seu povo”, concluiu Jowberth Alves. 

O evento acontecerá na Praça Nauro Machado, em São Luís, no dia 27 de novembro, a partir das 14h e terá comercialização com empreendedores e atrações LGBTI+ maranhenses.

PROGRAMAÇÃO
I Semana Estadual de Trabalho, Renda, Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+

Data: 25 e 26/11 (Quinta e Sexta)
Local: Convento das Mêrces DIA: 25/11 (Quinta-Feira)

Manhã
7h – Café da Manhã
8h – Credenciamento
8h30 – Painel: O acesso ao trabalho digno e a renda como direito humano das pessoas LGBTI+/ Palestrante: Lucas Moraes Santos 10h20 – Painel: Políticas Públicas para trabalho, empreendedorismo da População LGBTI+/ Palestrante: André Lobão 
12h00 – Almoço 

Tarde
13h30 – Exibição de Documentários 
14h00 – Painel: Apresentação de Experiências de Empreendedorismo da População LGBTI+ 16h00 – Plenária 
18:00 – Encerramento

Dia: 26/11 (Sexta-Feira)

Manhã
7h – Café da Manhã
8h – Credenciamento 09h00 – Mesa de Abertura / Convidados
9h – Painel: Discutindo Trabalho, Empregabilidade, Empreendedorismo para a População LGBTI+ 
12h – Almoço 

Tarde
13h30 – Apresentação de proposições para trabalho e renda da população LGBTI+
16h – Debate e entrega do documento com proposições para o poder público. 
18h – Encerramento/Coffee Break/Momento Cultural

PROGRAMAÇÃO FEIRA CULTURAL ARCO-ÍRIS

Dia: 27/11 (Sábado)
Local: Praça Nauro Machado 

14h às 22h30 Tarde 14h – Início da feira com empreendedores ~
14h às 15h – DJ Cah Rodrigues 
15h às 17h – Fernanda Furtado e Banda 
17h às 18h – Luciana Pinheiro
18 às 21h – DJ Dominica  
20h às 21h  – DJ Marconni Cutrim
21h – Apresentação das Drag Queens Valeska Furtado; Adriane Bombom; Luhana Pheyfer; Myllena Troppo; -Tamara Furtado;  Sheila Real.