Imesc lança nota técnica sobre a pesca artesanal em Raposa e reforça planejamento sustentável do setor

Com o objetivo de apresentar informações sobre uma das principais atividades econômicas do município de Raposa, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) lançou, neste domingo (12), a nota técnica “Atividade Pesqueira na Ilha do Maranhão: Município de Raposa”.
A publicação traz um panorama detalhado da pesca artesanal na região metropolitana de São Luís, reunindo dados sobre produção de pescado, características socioeconômicas dos trabalhadores, tipos de petrechos utilizados, principais espécies desembarcadas e a dinâmica dos portos locais.
O estudo dialoga com os objetivos do Plano Plurianual do Governo do Maranhão, no eixo Educação Ambiental e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 — Vida na Água.
“A nota técnica reúne informações fundamentais para compreender a realidade da pesca artesanal no estado e subsidiar o planejamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.
Os resultados foram organizados em painéis interativos (dashboards), que facilitam a visualização e a análise dos dados, otimizando a tomada de decisão na gestão pesqueira. O painel apresenta informações sobre produção em períodos de safra e entressafra, espécies capturadas, preços praticados no mercado local e perfil socioeconômico dos pescadores.
O levantamento evidencia a relevância econômica e social da pesca artesanal para o município de Raposa e para o Maranhão, oferecendo subsídios para o fortalecimento da gestão municipal e para a valorização dos pescadores locais.
O painel interativo com os resultados da pesquisa pode ser acessado pelo link na página do Imesc.