Setur-MA realiza blitz, cadastro de artesãos e exposição de artesanato

Acessar fotos
- As ações foram realizadas no município Humberto de Campos, que pertence ao polo turístico Lençóis e Delta (Foto: Divulgação).
19/01/2024

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com a Prefeitura de Humberto de Campos (MA), mobilizou a população do povoado Rampa para o combate ao abuso, exploração sexual e trabalho de crianças e adolescentes. As ações ocorreram na última quinta-feira (18). Na ocasião, também houve cadastro de artesãos, exposição e comercialização de artesanato.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, denunciar é um dever de todos. “O Governo do Maranhão reitera o compromisso de proteger a infância e juventude. Através dessas ações de conscientização, incentivamos as pessoas envolvidas com o turismo a ficarem atentas para denunciar possíveis violações dos direitos de crianças e adolescentes”.

A Blitz do programa ‘Mais Infância, Mais Turismo’ foi uma estratégia articulada pela Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, da Setur-MA, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, sociedade civil e organizações que zelam pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Material informativo e adesivos da campanha com o número para denúncias (Disque 100) foram entregues. “Tendo em vista que o período do Carnaval está se aproximando, estamos redobrando a atenção e intensificando as frentes de combate aos crimes contra crianças e adolescentes nos polos turísticos”, observou o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota.

“As ações são parcerias entre diversas secretarias municipais e estadual que têm como foco prestar serviços à população e conscientizar empresários, atendentes de bares, restaurantes, meios de hospedagem e população de que essas práticas precisam ser denunciadas”, afirmou o secretário Municipal de Turismo, Jorge Coelho, de Humberto de Campos.

‘Mais Infância, Mais Turismo’ no Carnaval
‌As ações já se tornaram tradicionais antes ou durante o Carnaval em São Luís. Este ano, a Setur-MA realizará abordagens informativas contra todos os tipos de violência no circuito carnavalesco da Beira-Mar e nos estabelecimentos do entorno. Após a conversa com funcionários e clientes, é feita a entrega ou afixação de material informativo, como cartazes e adesivos em áreas visíveis.

Disque 100
‌Por meio do Disque 100, é possível denunciar qualquer tipo de violação dos Direitos Humanos. O serviço funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta e gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

O Disque 100 atende também denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, com deficiência, LGBTQIA+, em situação de rua e outros grupos em situação de vulnerabilidade, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.