Governo promove II Seminário de Segurança do Paciente

Acessar fotos
- Abertura do II Seminário de Segurança do Paciente (Foto: Marcio Sampaio).
26/09/2023

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (26), a abertura do II Seminário de Segurança do Paciente, com o tema ‘Eleve a voz dos pacientes’, no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Meu Segurinho’. Pioneiro no país, ele visa trabalhar a segurança do paciente, através do Programa Saúde na Escola (PSE). 

Com o PSE, o projeto ‘Meu Segurinho’, compartilha com os alunos do ensino fundamental e médio orientações quanto a prática segura no atendimento em saúde. Participam do seminário secretários e coordenadores municipais de Saúde, gestores da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde, diretores e profissionais das unidades da rede estadual de saúde que atuam na qualidade e nos núcleos de segurança do paciente. A programação do seminário prossegue até esta quarta-feira (27). 

Para a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, a segurança do paciente implica em uma mudança de cultura e humanização do atendimento. “A gente traz a política de boas práticas em todos os serviços de saúde, de modo que a gente garanta e produza um cuidado e uma assistência eficaz a toda a população. Exercer boas práticas tem a ver com o olhar pelo bem do próximo, de como o profissional se relaciona com ele. Atuando assim promovemos mais conforto e segurança na hora do atendimento”, disse.
 

O tema principal do evento ‘Eleve a voz dos pacientes’, faz parte da Campanha Nacional de Segurança do Paciente, onde paciente, família e acompanhantes são reconhecidos como tendo um papel crucial na segurança dos cuidados de saúde.

A segurança do paciente é mundialmente definida como redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Assim, o evento visa qualificar as equipes e fomentar a implantação na Atenção Primária em Saúde (APS).
 

Na APS, essa segurança se relaciona, por exemplo, com uma sala de vacinação segura, a orientação adequada de como o paciente irá tomar a medicação, bem como, ele ser chamado pelo nome correto e completo para uma pessoa não ser confundida com outra.

Nos níveis de média e alta complexidade, a segurança do paciente abrange questões como uma classificação de risco adequada, onde o paciente seja assistido em tempo oportuno, avaliação do risco de queda, padronização de boas práticas e manejo clínico dentro da assistência hospitalar.

Essas abordagens estão sendo tratadas na capacitação, por meio de palestras, como: Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente na Atenção Primária, com ênfase no cadastro das Unidades Básicas de Saúde e notificações; Projeto de Saúde Mental na APS; Mecanismos jurídicos para lidar com à segurança do paciente e aos danos aos pacientes decorrentes dos cuidados em saúde, e o envolvimento do paciente e da família como garantia da segurança do paciente na rede estadual de saúde do Maranhão, entre outros.

O município de Coelho Neto é um dos quatro no estado com núcleos de segurança do paciente implantado.  “Nosso núcleo foi implantado em 2022. A partir daí passamos a ter representantes de áreas distintas, odontólogos, enfermeiros, administradores, médicos, entre outros. Nós estamos trabalhando as seis metas internacionais de segurança”, explicou o coordenador do núcleo municipal, Emerson da Silva. 

Também participaram da solenidade de abertura do seminário a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES, Mayrlan Avelar; o superintendente de Atenção Primária da SES, William Ferreira; o superintende de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz;  a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família da SES, Patrícia Racquel Galvão; o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; o secretário geral do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) e secretário de Saúde de Axixá, Thiago Santos; a promotora de Justiça Glória Mafra, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde da capital; e a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES-MA), Maria Raimunda Rudakoff.