Maranhão qualifica educadores para uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
A pandemia mostrou inúmeros desafios na área da educação e a partir de então os educadores buscam cada vez mais o aprimoramento das capacidades. Nesta terça-feira (10), foi iniciada a Jornada de Formação em Competências Digitais com foco nos profissionais da rede estadual de ensino de todas as regionais do Maranhão. A formação é realizada a partir da plataforma Gonçalves Dias, tecnologia streaming da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que permite a transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo.
“Percebemos essa necessidade a partir da pandemia para não perder o vínculo com o estudante e lançamos mão da tecnologia, mas tivemos muitas dificuldades justamente por não termos desenvolvido competências digitais. O uso das tecnologias é necessário e no aprofundamento dessa formação, os professores vão perceber que isso vai além do computador, até com instrumentos mais simples é possível trabalhar”, frisou a superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Seduc, Adelaide Diniz, que fez a abertura da jornada.
A previsão da Seduc é que a formação alcance inicialmente mais de 15 mil docentes em todas as regiões do estado. Para isso, um trabalho diário de mobilização dos professores tem sido desenvolvido com o auxílio dos gestores escolares. Os docentes que participam da jornada terão mais 40 horas de formação nos próximos dias para que possam trabalhar com vários instrumentos digitais com possibilidades na área educacional, como murais interativos, recursos de gameficação e diversos aplicativos.
“Essa qualificação faz parte de um planejamento de formação continuada pensada desde a jornada pedagógica. Anualmente oferecemos as formações e de forma muito especial essa que estamos lançando hoje, haja vista que temos um plano nacional vigorando e que todos os estados implementarão. Essa é mais uma oportunidade formativa para os nossos professores, gestores, supervisores e apoios pedagógicos”, observou Adelaide Diniz.
A superintendente explicou, ainda, que embora o foco da formação sejam os profissionais do ensino médio, o material ficará disponível pela plataforma Gonçalves Dias e, portanto, os educadores do ensino fundamental também poderão ter acesso. Além disso, nas unidades do ensino médio, depois da formação online, existirão momentos presenciais para multiplicação do conhecimento com os participantes da jornada formativa, ampliando o alcance da qualificação.
Parcerias
A Jornada de Formação em Competências Digitais é desenvolvida pelo Governo do Maranhão a partir de parceria com a Fundação Telefônica Vivo, com o Instituto Natura e com a Sincroniza Educação. O desenvolvimento de parcerias é uma ação constante realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ampliar ainda mais os processos de capacitação e o desenvolvimento de ações educacionais.
“Para a Jornada de Formação em Competências Digitais temos a Fundação Telefônica Vivo, inclusive financiando e com toda uma equipe técnica que, juntamente conosco, está realizando as formações com as equipes escolares. Temos o Instituto Natura como cofinanciador desse processo. E temos ainda para a operacionalização com a parceria do Sincroniza. São vários parceiros importantíssimos para que essa política de formação seja fortalecida dentro da rede estadual”, destacou a superintendente Adelaide Diniz.