Seminário promovido pela SES irá debater emergências em saúde pública
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promove nesta quinta (24) e sexta-feira (25), das 8h30 às 17h30, o I Seminário Estadual de Emergências em Saúde Pública, no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque. O termo ‘emergência em saúde pública’ ficou mundialmente popular em função da pandemia do Covid-19 - quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
Uma emergência em saúde pública caracteriza-se como uma situação que demande o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres, ou de desassistência à população.
Dessa forma, gripe aviária, a febre do nilo, a febre maculosa, a reintrodução da poliomielite, os desastres naturais são exemplos de emergências em saúde pública, bem como os desastres que envolvem questões que impactam no meio ambiente, como enchentes, aumento de zoonoses, contaminação do solo, água e animais.
O I Seminário Estadual de Emergências em Saúde Pública irá reunir atores como gestores, profissionais da saúde, representantes do Ministério da Saúde, do ICMBIO, da PRF, da Agricultura e do Meio Ambiente para debater a temática. Através de palestras e mesas redondas, o seminário conta com a participação da equipe do MS e serão tratados assuntos como: O papel da Vigilância em Saúde e Ambiente; Emergências em Saúde Pública no Brasil: Preparação, Vigilância e Resposta e Hesitação vacinal: risco da reintrodução da poliomielite no Brasil.
SERVIÇO
O quê: I Seminário Estadual de Emergências em Saúde Pública.
Quando: Nesta quinta-feira (24), abertura às 9h30.
Onde: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque.