Governo investe na valorização dos servidores e na modernização da gestão pública

A Escola de Governo do Maranhão (Egma) tem desempenhado um papel considerado fundamental no desenvolvimento profissional dos servidores públicos estaduais e na modernização da gestão pública. Fundada em outubro de 1994, a instituição governamental cresceu de forma significativa ao longo dos anos, tornando-se uma referência na formação e inovação em nível estadual e nacional, ao dispor de cursos de qualificação, pós-graduação e mestrado.
Ao assegurar a oportunidade de capacitação e aprimoramento de habilidades, o Governo do Maranhão, por meio da Egma, valoriza os servidores do estado, abrindo portas para o crescimento profissional e inovação. Desta forma, a escola contribui para a evolução profissional e pessoal dos funcionários públicos, com a eficácia das políticas públicas e na qualidade de vida da população maranhense.
A diretora da Escola de Governo do Maranhão (Egma), Leuzinete Pereira, compartilhou detalhes sobre como a instituição, no governo de Carlos Brandão, tem contribuído para a excelência na gestão pública e o aprimoramento dos servidores.
Formação de servidores
A Egma tem como objetivo a excelência na formação de agentes públicos e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a melhoria contínua na prestação de serviços à sociedade maranhense, por meio de cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas e pós-graduações.
“Quando olhamos a Escola de Governo do Estado do Maranhão (Egma) de forma mais atenta e estratégica, percebemos que o maior beneficiado de seu trabalho é a sociedade de forma geral. Todos os serviços oferecidos em diversas áreas pelo governo dependem de servidores qualificados”, afirmou Leuzinete Pereira.
Recentemente, seguindo a visão municipalista do governador Carlos Brandão, a atuação da Egma foi expandida para incluir servidores municipais em todo o Maranhão, graças a um Acordo de Cooperação Técnica que a Escola de Governo firmou com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Programas como o Qualifica Maranhão e o Pré-Universitário são exemplos das novas oportunidades para os funcionários estaduais e municipais em todo o estado.
Especialização e mestrado
A Egma traz inovação e ineditismo à formação dos servidores, com programas como a especialização pioneira em Gestão da Cultura Maranhense, fruto de uma parceria com a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
Leuzinete Pereira descreve a especialização como "uma imersão na cultura do Estado, aliando formação teórica e prática, com o objetivo de qualificar os servidores públicos estaduais e municipais do Maranhão a construírem projetos de intervenção de forma colaborativa e adquirir competências e habilidades para colocá-los em prática. Desta forma, contribuem para que o rico ativo cultural do Maranhão auxilie o desenvolvimento do estado", pontuou.
Além disso, a Egma oferta uma turma exclusiva para servidores estaduais no mestrado em Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), sendo o nível mais avançado de educação oferecido pela instituição. O curso será concentrado em políticas públicas e sociais, além de movimentos e programas sociais. A diretora comemorou o avanço: "Esse mestrado da Ufma tem elevado conceito da Capes, e estamos felizes em conseguir concretizar essa parceria, destinando 30 vagas exclusivas para servidores estaduais neste qualificado curso", enfatizou.
Destaque nacional e Inovação
A Egma busca não apenas ser referência estadual, mas também se destacar a nível nacional como uma instituição de excelência na formação de agentes públicos e na busca por soluções inovadoras. Leuzinete Pereira ressalta:
"Estamos compondo a rede estadual e nacional de escolas de governo e, inclusive, vamos sediar, em São Luís, o 1º Encontro Nacional das escolas de governo estaduais, em dezembro".
Uma das iniciativas inovadoras da Egma é o Laboratório de Inovação em Governo (Labigov), cujo objetivo principal é produzir processos e produtos que promovam a inovação na gestão pública e melhorem a qualidade dos serviços prestados. A diretora destaca a Agenda A3P, que visa implantar práticas sustentáveis nos órgãos públicos. Além disso, a Egma está organizando o Prêmio Inova GP, que irá reconhecer iniciativas de inovação na gestão pública.
Parcerias bem-sucedidas
Leuzinete Pereira compreende a importância de ações colaborativas para assegurar avanços. A escola acumula parcerias bem-sucedidas que ampliam a oferta educacional e enriquecem o ambiente de ensino-aprendizagem. "Recentemente, acordamos parcerias com Ufma, UNDB, TRE, dentre outros. São dezenas de termos pactuados, tanto para oferta de cursos como para cessão de espaços, troca de tecnologias e inovação”, compartilhou a titular da Egma.
Atendimento às demandas e qualificações
Leuzinete Pereira explica, ainda, que para garantir que os cursos atendam às demandas da sociedade maranhense e dos servidores públicos, a Egma adota um processo criterioso de escolha. "Fazemos pesquisas de opinião, reunião dos especialistas do pedagógico, histórico de ofertas e demandas solicitadas pelos órgãos para os cursos de aperfeiçoamento. Já as especializações são concebidas pelas necessidades da gestão pública em aprofundar habilidades e competências dos servidores”, pontuou a diretora.
Expansão educacional
Leuzinete afirma que, para os próximos anos, a Egma tem novos planos para um Maranhão com uma gestão pública de contínua eficiência e inovação. A meta inclui a oferta de programas de incentivo para ingresso de servidores em mais cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado, além de projetos futuros para graduação, MBA e doutorado, de modo a ampliar e diversificar as possibilidades de formação continuada dos servidores.
“Estamos trabalhando para oferecermos também curso de doutorado. Iremos divulgar prêmios para os servidores atuar em rede com outras escolas, reformular cursos importantes como o de paternidade responsável e fazer nova edição do Qualifica Maranhão. Muitas outras novidades serão anunciadas antes dos 30 anos da Egma em 2024”, finalizou.