Servidores da Funac participam de ação em alusão ao Setembro Amarelo
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, na última quinta-feira (21), em sua sede administrativa, ação sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio que busca trabalhar a saúde mental e valorização à vida.
A iniciativa é voltada tanto para servidores quanto para socioeducandos, como explica a presidente da Funac, Sorimar Sabóia: “Essa é uma atividade planejada para todos os servidores. Inclusive, isso ocorre nos centros socioeducativos com os servidores e também com os adolescentes. O nosso objetivo é dar informação para as pessoas e ressaltar a importância da prevenção ao suicídio e como a pessoa pode buscar ajuda, tratamento e também de apoiar e acolher quem esteja passando por algum problema dessa ordem”, afirmou.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsij), Louise Bouéres, foi uma das palestrantes do evento e destacou a necessidade da campanha.
“Estamos passando por um processo de sensibilização. O Setembro Amarelo nos belisca, nos faz entender que durante o ano inteiro a gente precisa cuidar da saúde mental e estabelecer limites. Muitas vezes a gente precisa do autoconhecimento para poder estabelecer isso, se faz necessário compreender o espaço do outro. O Setembro Amarelo nos convida a buscar a conscientização e informação segura e correta para que a gente consiga estabelecer esses limites e essas estratégias também”, pontuou.
Desde o período da pandemia, a Funac implantou o Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS) que oferta aos servidores e seus familiares apoio social e psicológico.