SES debate violência escolar em encontro estadual na cidade de Imperatriz

29/08/2023

Com o objetivo de dialogar sobre o fenômeno da violência nas escolas, a fim de conhecer, identificar e dar visibilidade ao problema buscando estratégias de enfrentamento e combate a essas situações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove o ‘Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar: desafios e possibilidades para promover a cultura de paz’, nesta quarta-feira (30), das 8h às 18h, no auditório da UemaSul, em Imperatriz. 

O evento irá reunir profissionais de educação e da saúde, secretários, coordenadores de Atenção Primária em Saúde (APS) e Programa Saúde na Escola (PSE) com os municípios da Regional Macro Sul, que envolve a Regional de Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e Balsas. O evento também será aberto a demais profissionais que se interessarem pela temática.

De acordo com o acompanhamento feito pela SES, por meio do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, as notificações de violência do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram, se comparados os dados entre 2018 e 2022, um aumento no número de casos registrados no Sinan: sendo 28 casos no ano de 2018; 47 em 2019; 17 em 2020; 21 em 2021 e 57 em 2022, totalizando 170 casos de violências interpessoais ou autoprovocadas no ambiente escolar. 

As cidades com mais casos foram São Luís, Imperatriz, Caxias, Balsas e Codó. As maiores vítimas são do sexo feminino e a idade onde existe maior incidência está na faixa dos 10 aos 19 anos. No que se refere aos tipos de violência, a mais frequente é a violência física, seguida das autoprovocadas (tentativas de suicídio e autolesão). São registradas ainda, as violências psico/moral (xingamentos, bullying, humilhação, assim como atitudes que abalam a autoestima da vítima) e a sexual.

O evento na Região Macrosul dá seguimento ao I Encontro realizado em São Luís, como forma de estender a discussão para as outras duas macrorregiões do Estado.

SERVIÇO

O quê: Encontro Estadual sobre Violência no Ambiente Escolar
Quando: Quarta-feira (30), às 9h 
Onde: Auditório da UemaSul, em Imperatriz