Equipes da SES visitam regionais de saúde de Codó e Bacabal e fortalecem orientações e ações da vacinação de cães e gatos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Sapapvs), realiza supervisão técnica nas Unidades Regionais de Saúde de Codó e Bacabal, que acontece até esta sexta-feira (15), das ações do Programa de Controle da Raiva Urbana – com ênfase na campanha antirrábica animal. A vacinação é obrigatória e protege cães e gatos contra a raiva animal.
A chefe do Departamento de Zoonoses da SES, Celma Soares, explicou que a campanha antirrábica está sendo realizada neste mês de setembro em todo o Maranhão. “As visitas técnicas têm como finalidade intensificar e fortalecer as ações da campanha de vacinação de cães e gatos, uma vez que o dia 28 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Raiva”, disse.
A raiva é uma doença infecciosa viral grave e letal. A vacina é ofertada gratuitamente para cães e gatos acima de três meses, que estejam saudáveis. Ela afeta mamíferos, inclusive o homem, e a transmissão acontece pelo contato com o vírus que está contido na saliva do animal infectado, quando ele morde, lambe ou arranha uma pessoa ou outro animal. Se os cuidados preventivos não forem tomados o mais cedo possível, o vírus afeta o sistema nervoso central e provoca a inflamação do cérebro e de outros órgãos.
Para evitar a contaminação pela raiva é importante que cães e gatos sejam vacinados contra a doença. Por conta do risco de transmissão a humanos, essa vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS. Quando uma pessoa ou um pet é atacado por um animal que possa estar infectado com o vírus, é importante procurar um serviço de saúde para receber atendimento imediatamente diante do protocolo clínico preconizado pelo Ministério da Saúde em relação ao esquema vacinal. Em alguns casos, pode ser necessária a aplicação de imunoglobulina ou soro antirrábico.