Setur-MA leva orientações sobre o Cadastur à Jornada Empreendedora em Carolina

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio da Coordenação Regional do Cadastur, participa da Jornada Empreendedora no Turismo - Município de Carolina, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e ampliar a formalização dos negócios ligados ao setor turístico na região da Chapada das Mesas.
Durante o encontro, que começou na última segunda-feira (29) e segue até sexta (3), estão sendo apresentados os benefícios do Cadastur – sistema de cadastro do Ministério do Turismo (Mtur) voltado às pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, além do passo a passo para que empreendimentos locais obtenham o certificado.
O coordenador regional do Cadastur, Werllen Frazão, explicou a importância da iniciativa para o trade turístico local:
“A participação da coordenação do Cadastur na Jornada Empreendedora de Carolina teve grande importância no compartilhamento de informações e no esclarecimento sobre como emitir o certificado do cadastro. Também apresentamos dados sobre o número de empreendimentos formalizados e cadastrados no município e em nível estadual, estreitando a parceria com o Sebrae e a Prefeitura para ampliar esse quantitativo”.
A programação chamou a atenção de empreendedores e lideranças do setor turístico. Para Ana Paula Fernandes, da agência Cia do Cerrado, a palestra trouxe informações fundamentais que podem impactar diretamente a visibilidade da Chapada das Mesas:
“Muitas pessoas, como estudantes e jovens, não sabiam nem da existência do Cadastro. Descobrimos também que ainda há hotéis sem registro, e o Conselho já está se mobilizando para resolver isso. Estamos muito empolgados com o Cadastur e com o apoio do Sebrae. Esse movimento é essencial para que a Chapada seja reconhecida nacional e até internacionalmente”, disse Ana Paula Fernandes.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Carolina (Comtur), Rui Tadeu, reforçou a importância de ampliar a adesão ao programa:
“Compreender o objetivo do Cadastro é fundamental para que todo o turismo da Chapada das Mesas tenha maior participação e expansão. O turista é o principal indivíduo do setor e quanto mais informações e transparência oferecermos, mais ganham os visitantes e todo o trade turístico. É fundamental que todos os fornecedores estejam cadastrados, pois isso garante visibilidade, segurança e qualidade no atendimento”.
A Jornada Empreendedora no Turismo em Carolina também contou com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Sala do Empreendedor.