Escola Digna garante sistema de abastecimento a comunidade e oferta educação integral a jovens de Santa Luzia

Maria Nazaré comemora chegada da água em seu povoado (Foto: Lauro Vasconcelos)

Dona Maria Nazaré mora há 30 anos na Vila Eliete, uma comunidade distante cerca de 150 km da sede de Santa Luzia. Nos últimos dias, ela vive como quem sonha, pela primeira vez, viu a água sair na torneira da cozinha de casa. “Desde 1990, nós ‘vivia’ no seco, mas pela misericórdia de Deus, do governo essa água chegou para nós”, disse com um largo sorriso enquanto lavava um copo. Assim como ela, dezenas de famílias da Vila celebram, nesta sexta-feira (12), a chegada do sistema de abastecimento na localidade.

Levar água para a comunidade através de um poço, que é perfurado junto com a construção da Escola Digna, é uma das ações do Programa que já passou das cem unidades construídas em substituição a estruturas inadequadas como taipa, barro e outras que existiam até 2015 no Maranhão. Desde 2016, além de ganhar uma escola nova com todas as condições para aprendizagem de crianças, jovens e adultos, comunidades que não possuíam água potável também ganharam o abastecimento em suas casas, como foi em Santa Luzia.

Para a construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no povoado Eliete, foram investidos R$ 323.400,00.

“É muito gratificante ver essa obra aqui. O que mais a gente necessitava na região era um poço desse, porque aqui se carregava água em um lombo de animal, a criança em vez de ir para o colégio, tinha que ir para o poço buscar água. Agora estamos felizes porque temos uma água dessa, que é vida!”, revelou José Costa Lemos, o Zé Abóbora, como é popularmente conhecido, que reside com a família desde 2004 na Vila Eliete. 

Em nome do governador Flávio Dino, o secretário de Educação, Felipe Camarão foi ao povoado fazer a entrega do sistema à comunidade e destacou que o maior legado que o Governo do Maranhão pode deixar para as pessoas é a dignidade. 

“Esse é o diferencial da gestão do Governo Flávio Dino, que tem o compromisso de melhorar a vida das pessoas. Aqui em Santa Luzia é mais uma missão cumprida em parceria com a prefeitura. Parabéns à população pelas conquistas”, ressaltou Camarão.

A prefeita França do Macaquinho agradeceu pelo volume de investimentos em obras e ações em parceria com o governo, que tem beneficiado o povo de Santa Luzia.

“O governador Flávio Dino tem compromisso com o trabalho. Sempre que solicitamos algo fomos atendidos. Do fundo do nosso coração, a gente agradece por todas as escolas dignas que recebemos”, disse a prefeita.

Educação Integral

Comunidade festeja entrega do Centro Educa Mais José Mariano Muniz (Foto: Lauro Vasconcelos)

Na sede do município, o Governo construiu o Centro Educa Mais José Mariano Muniz, uma escola completa que funcionará em tempo integral a partir deste ano de 2021. Ao todo, foram investidos R$ 5.958.928,49, que garantiram um prédio moderno e amplo, com 12 salas de aula e seis laboratórios de Matemática, Informática, Robótica, Física, Química e Biologia, biblioteca, auditório e salas temáticas, sala de idiomas, além de uma Quadra Poliesportiva. 

“Quero que o município saiba que essa escola é do povo de Santa Luzia. Uma belíssima escola digna em tempo integral construída pelo Governo Flávio Dino, que se soma aos investimentos que a prefeita França já vem desenvolvendo para melhorar a vida dos moradores de Santa Luzia”, enfatizou Felipe Camarão.

“Ter uma estrutura assim é uma valorização que acredito que todo professor espera, uma sala tão bem preparada como a que a gente tem aqui”, ressaltou Denise Bandeira dos Santos, professora de Física.

“Sinto-me privilegiado por estar recebendo esse presente nos meus 15 anos de professora da rede estadual, um prédio cheio de inovações, funcionando com um modelo de ensino que valoriza o papel do aluno na sociedade, do professor, como protagonistas de um processo educacional. Só tenho que agradecer por esse presente que a nossa cidade está recebendo”, comemorou a professora de Língua Portuguesa, Cícera Patrícia.

Durante a inauguração, a escritora, poetisa e professora da rede estadual, Anna Liz, recitou um poema de sua autoria, presente em um de seus livros que constam na biblioteca da escola.

A gestora geral do Centro Educa Mais, Charlene da Silva Santos Araújo, destaca o novo que se inicia no município com a inauguração de uma escola em tempo integral.

“Santa Luzia está ganhando um grande presente. Nós já tínhamos esse anseio de uma escola que contemplasse esse modelo integral, que rompe as barreiras de apenas uma formação pedagógica. Nossa felicidade hoje ultrapassa os muros dessa escola”, concluiu.

Comentários

Comentários