“Agora vai ser muito bom”, afirma moradora de Amarante sobre unidade do VIVA/Procon

Luza Leal, moradora de Amarante, está satisfeita com a entrega da unidade (Foto: Jannaina Amorim)

Dona Luza Leal conta que antes do VIVA/Procon de Amarante do Maranhão, os moradores viajavam cerca de duas horas em busca dos serviços oferecidos pelo órgão, como emissão de documentos. O que não será mais necessário, graças à nova unidade construída pelo Governo do Estado e entregue no sábado (20).

“Vai ajudar muita coisa. Vai ajudar muitas pessoas da roça, que sempre tinham que se deslocar para Imperatriz para emitir documento. Agora vai ser muito bom, porque muita gente que não tem condição de se deslocar até Imperatriz, com a unidade aqui já faz o que tem que ser feito”, disse Luza.

Os serviços de construção do VIVA/Procon foram executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e na solenidade  de entrega o titular da pasta, Clayton Noleto, falou sobre a importância da iniciativa.

“Inaugurando esse VIVA/Procon realizamos um sonho para a comunidade que não precisará mais se descolar, às vezes 200 quilômetros porque vem da zona rural, aqui agora tem acesso à cidadania. Além disso, o trabalho do Procon ajuda os consumidores a ter uma relação mais saudável com o comércio”, disse o secretário.

A unidade dispõe de uma estrutura composta por banheiros, depósito, copa, recepção e quatro escritórios, todos incluídos nos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O VIVA/Procon de Amarante vai prestar serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família).

Secretário Clayton Noleto destacou a importância dos serviços oferecidos pelo Procon para os cidadãos da região (Foto: Jannaina Amorim)

Além de Amarante do Maranhão, a iniciativa contempla também os moradores das cidades vizinhas de Sítio Novo e Buritirana.

Outros investimentos

Além da entrega do VIVA/Procon, está em execução a construção de um Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que vai proporcionar ensino técnico de qualidade e gratuito para os estudantes da região. A unidade de ensino vai contar com espaços como laboratórios de física, química, informática, biologia e dois extras, além de auditório, sala de vídeo, biblioteca, copa, banheiros, almoxarifado, salas de aulas, sala profissionalizante, recepção, salas dos professores, secretaria, coordenação, diretoria e quadra poliesportiva.

Amarante recebeu ainda serviços de reforma e ampliação do Centro de Ensino Pe. João Batista Teixeira, construção da MA-275 que faz conexão com Sítio Novo, um Centro de Esporte e Lazer e investimento em pavimentação urbana, formando uma rede de serviços que possibilita mais qualidade de vida aos moradores.

Unidade construída pelo Governo do Maranhão leva serviços de cidadania aos moradores da região (Foto: Jannaina Amorim)

Comentários

Comentários