Lei Aldir Blanc: obras literárias adquiridas por edital serão entregues a bibliotecas públicas e comunitárias

Cinquenta bibliotecas públicas e comunitárias de 35 municípios maranhenses receberão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, 50 kits contendo 60 livros cada, de autores locais. No total, 35 bibliotecas públicas municipais receberão os kits, além de 15 bibliotecas comunitárias (sendo 14 da capital e 1 do povoado Bom Lugar, no município de João Lisboa).

A cerimônia de entrega, restrita a convidados, será nesta sexta-feira (15), às 15h30, no Teatro João do Vale (Praia Grande) e terá as presenças do governador em exercício, Carlos Brandão, dos secretários de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, e da Educação, Felipe Camarão, além dos autores das obras selecionadas via Lei Aldir Blanc.

As obras foram adquiridas por meio do edital Fomento à Literatura Maranhense, da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20). Ao final do processo de entrega das obras selecionadas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), passou a ter 4.173 novos livros de escritores maranhenses. De imediato, o Governo do Estado fará a distribuição de 3 mil livros às bibliotecas cadastradas no SEBP-MA. As outras obras serão entregues ao longo do ano.

“Importante ressaltar, com essa iniciativa, a valorização da literatura maranhense, porque o que se observa é que o acervo nessas bibliotecas, de obras maranhenses, é muito pequeno, e essa é uma forma de valorizar e estimular a literatura maranhense nos municípios”, disse a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento.

O edital Fomento à Literatura Maranhense selecionou obras de autores locais dos mais variados gêneros literários. Conforme previa o edital, foram adquiridos 100 exemplares por autor, com valor de até R$ 100,00 cada. Ou seja, o valor destinado ao pagamento de cada credenciado selecionado podia chegar até R$ 10.000,00.
“Nesse momento estamos priorizando suprir as bibliotecas públicas municipais. São vários gêneros literários, então é a oportunidade de se colocar em evidência a importância desse acervo”, finalizou Aline Nascimento.

O SEBP-MA
O Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão, coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite, desde 1980 atua elaborando e coordenando a política de Bibliotecas Públicas do Estado. O SEBP-MA é vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgão ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Juntos com os demais Sistemas Estaduais, são responsáveis, entre outras coisas, pelas políticas públicas de bibliotecas públicas e comunitárias, no Brasil e demais Estados, apoiar os municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias e fomentar a constituição de sistemas municipais de bibliotecas.

O SEBP-MA realiza supervisões nas bibliotecas com o objetivo de detectar as condições de funcionamento das mesmas, a fim de esclarecer dúvidas das equipes, garantindo assim uma melhoria na qualidade dos serviços prestados junto aos usuários.

A partir do Decreto Estadual nº 31.506, de 19 de fevereiro de 2016, que instituiu a Rede de Bibliotecas Faróis do Saber, no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, a Biblioteca Pública Benedito Leite, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, passou a coordenar tecnicamente 93 (noventa e três) bibliotecas municipais.

Municípios que receberão os kits
Açailândia
Aldeias Altas
Amarante do Maranhão
Alcântara
Bacabal
Balsas
Bom Jardim
Buriti Bravo
Buriticupu
Carolina
Centro Novo do Maranhão
Codó
Estreito
Fortaleza dos Nogueiras
Gov. Edson Lobão
Guimarães
Humberto de Campos
Itapecuru Mirim
Imperatriz
João Lisboa
Luís Domingues
Pastos Bons
Paulo Ramos
Pedro do Rosário
Penalva
Pedreiras
Pindaré Mirim
Pinheiro
Raposa
São José de Ribamar
São Luís Gonzaga
São Luís (Biblioteca do Bairro de Fátima)
Santa Inês
Tutóia
Urbano Santos

Comentários

Comentários