Governador e comandante de Operações Navais da Marinha falam sobre implantação da Segunda Esquadra

Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos foi recebido no Palácio dos Leões. Foto: Nael Reis/Secap

O Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, esteve em São Luís para visita do almirantado programado nesta segunda-feira (10) e foi recebido pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. O diálogo  teve como pauta principal a instalação da Segunda Esquadra da Marinha no estado, que terá forte impacto econômico e social para os maranhenses.

“Nós estamos de algum tempo com essa pauta relativa ao projeto da instalação da Segunda Esquadra da Marinha do Brasil aqui no Maranhão. Já houve uma definição técnica acerca do nosso estado ser o mais indicado para receber esse importante empreendimento”, disse Flávio Dino. De acordo com ele, as contingências econômicas financeiras orçamentárias hoje do país impõem uma série de restrições aos investimentos da Marinha.

Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos foi recebido no Palácio dos Leões. Foto: Nael Reis/Secap

“Mas nós continuamos com essa luta. A todo momento recebo e visito as autoridades da Marinha apresentando a disponibilidade, a disposição e engajamento do Governo do Estado em torno desse projeto e temos dado alguns passos concretos”, afirmou o governador, ressaltando que em razão desse diálogo já houve a cessão do terreno necessário para que a Marinha faça o investimento.

Além disso, o Governo do Estado tem apoiado a movimentação da Bancada Federal Maranhense, que inclusive destinou emenda com esse objetivo, “para que nós possamos começar também a instalação da base da Segunda Esquadra”. Para ele, esse é um projeto de longo prazo, “mas nós temos que fazer o nosso dever, mesmo sendo de longo prazo, para que nesse momento os passos corretos sejam dados”. E tem sido. Tenho certeza que nós teremos em médio prazo a consumação desse importante projeto para o Maranhão”.

No final do ano passado, o governador Flávio Dino recebeu as visitas do comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, para tratar sobre a instalação da Segunda Esquadra, um megaempreendimento que integra o planejamento da Estratégia Nacional de Defesa.

Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos foi recebido no Palácio dos Leões. Foto: Nael Reis/Secap

Para a Marinha, a escolha pelo Maranhão é técnica e levou em conta a estrutura portuária, as condições de navegabilidade na Baía de São Marcos, a grande variação de marés e as características do litoral – reentrâncias e profundidade do canal marítimo. Todos esses parâmetros foram considerados favoráveis para operar embarcações 24 horas por dia, como exige o projeto da Força Naval.

Para o Almirante Fernandes, a conversa com o governador Flávio Dino foi bastante profícua, onde ele explanou sobre vários pontos relativos a sua administração. “Tivemos a oportunidade de falar um pouco da nossa Marinha, do nosso planejamento, plano de trazer uma Segunda Esquadra aqui para o Maranhão”, pontuou.

Também participaram da reunião Ralph Dias da Silveira Costa (Contra Almirante  e Subchefe de Organização do Comando de Operações Navais), Alan de Freitas (Capitão de Coverta), André Luiz Trindade Gomes (Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos do Maranhão) e Alipio Jorge Rodrigues da Silva (Vice- Almirante e Comandante do 4º Distrito Naval).

Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos foi recebido no Palácio dos Leões. Foto: Nael Reis/Secap