Maranhão celebra semana da Educação com ganhos e resultados positivos

Alunos agradecem novo IEMA em Bacabal (Foto: Divulgação)

Comunidades escolares de 15 municípios maranhenses celebraram o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, com novos equipamentos educacionais inaugurados pelo Governo do Estado. Gestores, educadores, pais, estudantes e autoridades públicas apontaram que as 24 obras entregues conseguiram traduzir o sentimento coletivo de todos que fazem parte da educação no Maranhão.

Na abertura da solenidade virtual de entrega dos equipamentos educacionais, que contou com a participação de representantes de todos os municípios que ganharam escolas novas, unidades escolares reformadas, novas bibliotecas escolares e quadras poliesportivas, educadores e autoridades definiram o que a educação representa para cada um.  

“Educação é a concretização de uma política de afetos. Educação é sonhar de olhar abertos. Educação é transformar vida”, destacou o governador Flávio Dino. “Educação representa um futuro com esperança”, expressou o secretário de Educação, Felipe Camarão. Já a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel disparou: “Educação é processo de estar no mundo. É um instrumento para o pulsar da vida e se faz ser humano”, definiu. 

O secretário Felipe Camarão fez um balanço dos investimentos em educação no Maranhão que resultaram na entrega de 24 equipamentos educacionais em um único dia. “O governo Flávio Dino faz uma transformação de vidas. E entregamos 24 transformações de vida, com oferta de educação profissional, de ensino médio, novas escolas integrais, uma unidade comunitária, escolas em parceria com os municípios, a escola do Sítio Tamancão, uma obra histórica que recebeu água e que, também, será um lugar para profissionalizar jovens”, comentou.

“Nesse pacote também há a escola do município de Buritirana, que recebe sua primeira escola de ensino médio, Farol do Saber em um povoado de Coroatá, com um prédio do novo modelo implantado pelo governo, e a escola indígena de Montes Altos. Obras que vão além das paredes, levam saúde, vida. Este é um marco para a educação do Maranhão”, arrematou Camarão. 

A gestora geral Cícera Magalhães de Sousa, do CE Bem Ony Gomes, em Arame, que foi totalmente reformada, fez um relato emocionante de como a educação é capaz de transformar vidas e ainda destacou a felicidade e o orgulho da comunidade escolar pelo novo prédio. “Educação é o meio que abre portas para a construção de uma nova sociedade, incluído o respeito e a solidariedade humana. Hoje temos um ambiente apropriado para a construção do conhecimento e, sem dúvida alguma, iremos fazer jus aos investimentos”.

Casarão restaurado para receber IEMA no Tamancão, em São Luís (Foto: Divulgação)

“Nós estamos recebendo uma Escola Digna para os nossos irmãos índios, uma escola de grande importância. É uma alegria para mim, como prefeito, estar recebendo essa escola do Governo do Maranhão, que tem feito muito pelo estado”, agradeceu Domingos França, prefeito de Montes Altos, referindo-se à Escola Digna Indígena Hýcpaheh, na Aldeia Campo Alegre. Com nova escola, de duas salas de aula e espaços pedagógico e administrativo, os cerca de 20 estudantes terão uma estrutura digna e que respeita sua etnia krikati.

Robenilso Diniz, representante da Comunidade Tamancão, em São Luís, também celebrou a inauguração de um prédio histórico que foi revitalizado para receber uma escola em tempo integral. “A escola, que foi construída em um prédio histórico antes em ruínas, a água encanada que muitos da comunidade se foram sem vê-la nas torneiras, são benefícios grandes que recebemos do Governo do Estado. Vamos ver os nossos jovens sendo profissionalizados”, concluiu. 

A estudante Lucyelle Vieira Santos, do Centro de Ensino Newton Serra, escola reformada em Bom Jardim, agradeceu por encontrar o ambiente escolar reformado. “Quero agradecer ao governador do Maranhão, Flávio Dino, por ter nos proporcionado essa reforma e ampliação da nossa escola”, concluiu.

Comentários

Comentários