Treinamento para lavratura de TCO é concluído em Bacabal

Acessar fotos
3/04/2023

Seguindo diretrizes do comandante-geral da Policia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra, através de parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), foi concluído na sexta-feira (31) o treinamento para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no âmbito do 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Bacabal, comandado pelo major PM Berredo. O treinamento teve início na manhã da última segunda-feira (27).

O encerramento contou com a presença do presidente do TJ-MA, desembargador Paulo Velten. Também estiveram presentes o coronel Alexandre Magno; o comandante do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI/1), coronel Túlio; o comandante do 15° BPM, major Berredo; a diretora da Faculdade Pitágoras de Bacabal, Loainne Cristiny, dentre outras autoridades.

O treinamento foi realizado pelos instrutores: tenente-coronel Washington, major PM Felipe, tenente PM Caroline e soldados PM Vanessa e Bruno. 

O desembargador Paulo Velten considera um avanço na segurança pública oportunizar aos policiais militares a lavratura do TCO. Ele exemplificou situações de ocorrências que para fazer um TCO, a equipe da PM deveria percorrer vários quilômetros, por isso parabenizou o comando da Polícia Militar pela iniciativa de qualificar seus profissionais.

O comandante do CPAI/1, Cel. Túlio, ressaltou a importância da capacitação do efetivo da unidade, além disso, agradeceu o empenho do Governo do Estado e do comandante-geral da PMMA. “A lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência é uma grande conquista para a Polícia Militar, devemos estar preparados para usar essa nova ferramenta que agora faz parte da rotina do nosso trabalho”, destacou o comandante do CPAI. 

O comandante do 15° BPM, major Berredo, falou sobre a importância de redigir um TCO sem erros, com uma boa narrativa, atentando para os detalhes dos fatos e a tipificação correta do crime.