Seejuv apresenta o Projeto Geração Ciência para alunos e professores do IEMA São Luís

- Lançamento do Geração Ciência contou com a participação de estudantes e professores (Foto: Divulgação)
16/03/2022

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) lançou, nesta quarta-feira (16), o Projeto Geração Ciência para alunos e professores do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) localizado no Centro de São Luís. O projeto faz parte de uma grande parceria entre a Seejuv com a Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Nesta edição, o Edital da Fapema nº 06/2022, lançado no dia 08 de março, destinará recursos de R$ 1,4 milhão e irá apoiar projetos de pesquisa e inovação tecnológica na área da robótica, com pesquisas aplicadas e experimentais, assim como pesquisas para resolver problemas voltados a aplicações concretas as quais visam contribuir para o desenvolvimento de soluções práticas na forma de produtos ou processos. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril.

O Geração Ciência está previsto no Programa Mais Inclusão, onde vem promovendo o engajamento científico e tecnológico de estudantes de escolas públicas do Estado na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do Maranhão, bem como contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo dos jovens.

A iniciativa foi aprovada pelos estudantes. “Eu espero aprender muitas coisas que sejam úteis na minha vida, além de me desenvolver muito. Comecei a pouco a me enturmar com o professor e os integrantes do grupo de robótica antigos, de cara me interessei, eu nunca participei é a primeira escola que eu vejo que tem robótica, por essa razão entrei no IEMA por causa da paixão pela robótica”, disse Ítalo Rio Preto, aluno do IEMA.

A apresentação do Geração Ciência contou com a participação do gestor geral do IEMA Centro, Jhonatan de Matos; do professor de Biologia e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Olimpíadas do Conhecimento (Npoc), Marcio Weslly; da diretora adjunta Pedagógica da Rede IEMA, Mônica Piccolo; e da secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira.

“Eu encaro como uma grande oportunidade para os alunos, são ingressos em primeira série, e é interessante que eles sejam de imediato sensibilizados pela ciência com informações, com oportunidades, já que a proposta aqui é divulgação de edital e é justamente desenhado para esse perfil. A nossa escola tem um modelo que insere dentro da grade a disciplina de Robótica, então de forma universal os alunos já têm alguns experimentos nas próprias aulas que faz motivá-los e gerar inclusive a interdisciplinaridade, ou seja, aplicar diante de determinadas situações, resolver problemas”, declarou o professor de Biologia, Marcio Weslly.

“Nós lançamos o Edital Geração Ciência, ele é fruto de uma parceria com a Fapema e que tem como objetivo principal efetivar pesquisas na escola do Estado e ele já vem acontecendo desde 2015. Agora depois das voltas aulas, nós organizamos a volta deste edital que com certeza é importantíssimo para efetivar a educação, temos percebido que a Robótica é um tema comum no mundo, no Brasil, então achamos interessante fazer essa correlação e principalmente da resposta a sistemas sociais. O IEMA tem sido referência disso, ele traz essa perspectiva de principalmente mobilizar os estudantes a acender com esse olhar social, humanitário e dá resposta a questão ambiental que tem sido muito discutida no Brasil e no mundo”, enfatizou a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.