São Luís celebra 413 anos com crescimento no empreendedorismo

Jucema aponta que o total de empresas ativas avançou, passando de 143 mil em 2024 para 149 mil neste ano.

Acessar fotos
- Logo Jucema (Foto: Arte/Divulgação)
5/09/2025

Às vésperas de completar mais um aniversário, em 8 de setembro, São Luís se destaca pelo crescimento expressivo no número de novas empresas: De janeiro a agosto de 2025 foram abertas 14.288 empresas, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2024, quando 12.011 negócios haviam sido constituídos. Os dados são da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), que aponta ainda que o total de empresas ativas também avançou, passando de 143 mil em 2024 para 149 mil neste ano, o que representa uma alta de 4,2%.

Grande parte desse movimento vem do setor de serviços, que puxou a formalização na capital e responde sozinho por 62% dos registros (8.859 novas empresas). Em seguida, aparecem o comércio, com 3.944 negócios (27,6%), a indústria, com 852 (6%), a construção civil, com 590 (4,1%), e a agropecuária, que somou 43 registros (0,3%).

Dentro dos serviços, ganham destaque atividades que revelam a diversidade e o dinamismo do mercado local: Promoção de vendas, transporte de cargas, serviços de entregas, ensino, além de segmentos bastante populares, como salões de beleza, lanchonetes e restaurantes.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, o desempenho confirma a confiança crescente dos empreendedores e evidencia os avanços na modernização do registro empresarial, assim como os resultados das políticas de estímulo ao empreendedorismo implementadas pelo Governo do Estado.

"O Maranhão Digital Empresas, que simplifica e agiliza a abertura de empresas, tem sido um grande aliado. Além disso, as linhas de crédito facilitadas, programas de capacitação, incentivo à formalização e parcerias com incubadoras e aceleradoras de startups fortalecem o ambiente de negócios em toda a capital e no interior. Esses programas demonstram o compromisso do Governo do Estado em apoiar o empreendedorismo, gerar empregos e ampliar a renda da população", afirmou.

Esse cenário positivo já se reflete no território da cidade. Os bairros que mais registraram abertura de novas empresas foram Turu, Jardim Renascença, Cohab Anil, Cidade Operária, Calhau, Cohama e Jardim São Cristóvão, evidenciando como o empreendedorismo se espalha por diferentes regiões, promovendo desenvolvimento local e ampliando as oportunidades de trabalho em diversas comunidades.