Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação reconhecerá startups e empresas maranhenses que apostam na inovação para crescer

Lançado no último dia 6 de novembro, o Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação já tem data para acontecer, e encontra-se com as inscrições abertas. Em sua segunda edição, a premiação é uma realização da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e da Comunidade de Startups maranhenses SOLuíses, e acontecerá no dia 17 de dezembro, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
Este ano, a premiação contará com 11 categorias, que reconhecerão, desde a startup destaque e a startup revelação do ano, a empresa que se destacou em parcerias com startups.
“No ano passado, realizamos a primeira edição do Prêmio, e foi muito bacana, mas a abrangência foi só local. Esse ano, a gente decidiu expandir ainda mais os horizontes, abraçar todos os municípios maranhenses e, para isso, contaremos com a parceria da Seinc, para que a gente possa reconhecer os trabalhos na área da inovação que são desempenhados não só em São Luís, mas em todo o Maranhão”, explicou a líder da Comunidade SOLuíses, Andréia Costa.
As empresas que desejarem concorrer à premiação têm até o dia 19 de novembro para se inscrever por meio do aplicativo do Prêmio, disponível para acesso pelo link [url=https://premiosoluises.glide.page. ]https://premiosoluises.glide.page. [/url];
Após a data, as empresas passarão por uma seleção, seguindo os pré-requisitos do regulamento, que resultará em uma lista de finalistas que ficará disponível para votação pública a partir de 25 de novembro.
O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destaca que a inovação é o tema do momento no empreendedorismo, e ressalta o compromisso do Governo do Estado em apoiar ações que desmistifiquem essa temática, principalmente, entre os micro e pequenos empresários.
“Essa foi uma das pautas que nós demos destaque esse ano na secretaria. Através do Fopema, discutimos e apoiamos ações que valorizassem esse ambiente das startups e, também, que levasse esse tema para os empresários que ainda não compreendem a importância da inovação no mundo dos negócios hoje. E apoiar a realização do Prêmio SOLuíses é mais um resultado desse trabalho realizado ao longo de 2024”, explicou o secretário.
Além do Prêmio SOLuíses, a Seinc promoveu outros momentos que abordaram o tema Inovação, como as capacitações para MPEs participarem dos programas Tecnova, Startup Nordeste, Inova Amazônia e Trilhas, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti), duas edições do Fopema Pitch Arena, iniciativa voltada exclusivamente para startups, assim como de dois eventos focados em inovação: o Conecta e Empreende Maranhão e o Marandu Summit.
Sobre a SOLuíses
Em 2016, um grupo em São Luís, Maranhão, deu início ao movimento na área de startups, com a compreensão de que o desenvolvimento local exigiria estratégias próprias, adequadas ao contexto regional. Surgiu então a SOLuíses, que, a partir de 2020, ampliou sua atuação para todo o estado e focou em uma abordagem colaborativa e orientada por dados sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa.
A comunidade SOLuíses conta com mais de 400 membros ativos e uma forte presença nas redes sociais. Ao longo dos anos, foi reconhecida nacionalmente como "Comunidade do Ano" e "Comunidade Revelação" por dois anos consecutivos, destacando-se como um polo de inovação e empreendedorismo no Maranhão.