Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 reconhece Programa da Seplan Maranhão

8/06/2022

O Governo do Maranhão é mais uma vez destaque nacional em matéria de boas práticas de gestão. Desta vez, o Programa de Apoio ao Planejamento Municipal, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), no âmbito do PROMUNICÍPIOS - Política Estadual de Assessoramento Técnico do Governo do Estado – foi uma das 10 iniciativas reconhecidas na categoria Setor Público (Governos Municipais e Órgãos Públicos) do Prêmio Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Na última terça-feira (7), a Seplan recebeu o certificado de reconhecimento durante o evento "O futuro que queremos - Rede Estratégia ODS", realizado em São Paulo.

O secretário do Planejamento e Orçamento, Luis Fernando Silva, ressaltou que este reconhecimento reafirma o compromisso do ex-governador Flávio Dino e do atual governo Carlos Brandão de criar e consolidar boas práticas de governança visando a qualificação e o fortalecimento dos municípios maranhenses. “Este programa foi criado para disseminar as boas práticas que já são realizadas no âmbito estadual entre as cidades maranhenses, fortalecendo a gestão municipal e o planejamento de ações, o que contribui para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população naquelas localidades e também no seu entorno", afirmou o secretário.

O secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Roberto Matos, representou a Seplan no evento em São Paulo, falou sobre o Programa de Apoio ao Planejamento Municipal e a classificação da iniciativa no Prêmio Estratégia ODS. "Foi muito gratificante perceber a evolução da qualidade dos instrumentos de planejamento e a dedicação das equipes, tanto do estado quanto dos municípios selecionados, nessa primeira fase do programa. Esse reconhecimento evidencia a assertividade do Governo do Estado ao decidir expandir o programa para mais cidades maranhenses".

A primeira etapa do Programa de Apoio ao Planejamento Municipal, reconhecida pelo Prêmio Estratégia ODS, envolveu a formação e assessoria contínua para elaboração do Plano Plurianual Municipal (2022-2025), além da estruturação de uma política pública, nos municípios de Arame, Balsas, Barreirinhas e Itapecuru. 

Sobre o prêmio

A Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda. O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional Sustentável.

Ao todo, no país, foram inscritas 236 iniciativas. Destas, 145 classificadas e apenas 10, entre elas, a do Maranhão, receberam um certificado de reconhecimento, em cada uma das quatro categorias, distribuídas entre Academia, Setor Privado, organizações da Sociedade Civil e Governos Municipais e Órgãos Públicos, realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo.