Pages capacita merendeiras de escolas e casas agrícolas no Maranhão

20/09/2024

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), realiza de 23 a 25 deste mês, a Formação em Nutrição e Segurança Alimentar para merendeiras das Escolas Familiares Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs) nas cidades de Bela Vista do Maranhão, Santa Luzia e Pio XII. O objetivo é capacitar as merendeiras escolares para garantir a oferta de refeições seguras, nutritivas e adequadas às necessidades alimentares dos estudantes, promovendo a saúde e o desenvolvimento integral dos alunos.

De acordo com o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a formação é mais um avanço na implementação do Pages no estado. "O Pages é uma das ações de grande relevância para o desenvolvimento rural e combate à fome no Maranhão e este curso é resultado da estratégia que o projeto tem em garantir alimentação saudável dos alunos das escolas agrícolas. Vamos capacitar pessoas proporcionando conhecimento e que irão contribuir com a redução da insegurança alimentar no campo", pontuou Bira.

O curso prevê 8 horas de formação sobre práticas de higiene e manipulação segura dos alimentos; discussões sobre a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva; desenvolvimento de habilidades culinárias para preparar refeições variadas e saudáveis; incentivo ao uso de produtos locais e da agricultura familiar; sensibilização sobre a importância da sustentabilidade e do desperdício zero na cozinha e o aproveitamento de ingredientes produzidos na própria escola.

“A formação das merendeiras é uma importante ação que deve  ser pauta constante da agenda governamental à medida que qualifica essas profissionais no preparo de uma alimentação diversificada, a partir de produtos da sociobiodiversidade da Amazônia Maranhense e as inclui como pessoas fundamentais na elaboração do alimento escolar, especialmente, das escolas do campo. Outro aspecto que deve ser ressaltado nesta formação, é a valorização das mulheres neste processo de cuidado na educação e saúde de jovens através do preparo de alimentos de forma segura e com respeito à diversidade regional”, ressaltou a coordenadora Geral do Pages, Mariana Nóbrega.

Participarão da formação a Escola Família Agrícola Raimundo Araújo da Silva (Bela Vista); a Casa Familiar Rural de Santa Luzia; e a Escola Família Agrícola João Evangelista Brito (Pio XII), cerca de 60 pessoas participarão da formação.

O projeto de formação de merendeiras em escolas e casas familiares visa aprimorar a qualidade das refeições oferecidas aos estudantes por meio de programas educativos sobre nutrição. Além de promover hábitos alimentares saudáveis, a iniciativa busca fortalecer a segurança alimentar local e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, impactando positivamente sua saúde e desempenho acadêmico.

Ao capacitar merendeiras com conhecimentos atualizados em nutrição e práticas culinárias saudáveis, o projeto não apenas transforma a qualidade das refeições, mas também empodera comunidades agrícolas em direção a um futuro mais sustentável. Este esforço representa um compromisso com o bem-estar das crianças e o fortalecimento da educação alimentar nas escolas da região amazônica do Maranhão.