Novos investimentos do Governo viabilizam a realização de cirurgias pediátricas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) assinou, na segunda-feira (21), um contrato com o Hospital São Domingos (HSD) para a realização de consultas especializadas e cirurgias pediátricas direcionadas aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte do Programa Mais Cirurgias, que vem sendo fortalecido para dar vazão aos procedimentos eletivos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a iniciativa é de extrema importância para diminuir a demanda por esses procedimentos. “Com isso, vamos ter condições de acelerar os procedimentos cirúrgicos no público infantil. Neste fim de semana, tivemos um mutirão de cirurgias pediátricas em Timbiras e, com a assinatura deste contrato, vamos beneficiar muitas crianças”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Inicialmente, o contrato terá duração de um ano e beneficiará mais de mil pacientes. As cirurgias ofertadas serão de cirurgia para tratamento da fimose, remoção da adenóide, remoção das amígdalas, procedimento para tratamento da hérnia e de Hidrocele, Frenectomia e cirurgia de vesícula por vídeo. As cirurgias eletivas serão destinadas aos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência cirúrgica pediátrica no Maranhão.
O secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro, explica o fluxo para a realização dos procedimentos cirúrgicos. “Esses pacientes que aguardam para realizar os procedimentos já passaram por avaliação médica. A partir daí, serão direcionados de acordo com o quadro clínico e avaliação médica para uma consulta pré-operatória e, logo após, para a realização da cirurgia no Hospital São Domingos”, explicou o secretário adjunto.
O contrato inclui também consultas especializadas, destinadas aos pacientes que possuem indicação para avaliação com cirurgião pediátrico. Nos casos em que a cirurgia fizer parte dos procedimentos listados no contrato, o paciente será encaminhado à realização do procedimento no HSD, caso contrário, a criança realizará a cirurgia no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.