Governo realiza reunião com cidades maranhenses sobre o Selo Município Sem Trabalho Infantil

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realizou nesta quinta-feira (5) uma reunião virtual com os 155 municípios maranhenses que aderiram ao Selo Município Sem Trabalho Infantil.
O encontro teve como objetivo sensibilizar as gestões municipais sobre as ações que deverão ser realizadas, além de orientar os gestores sobre a elaboração do relatório das atividades cumpridas, visando o combate ao trabalho infantil.
Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, é fundamental que existam iniciativas para combater o trabalho infantil.
“Essa é uma temática que precisa sempre ser discutida, e é importante que cada município cumpra com os requisitos, para que possamos cada vez mais avançar no combate ao trabalho infantil em nosso estado”, comentou o secretário.
A superintendente de Proteção Social da Sedes, Amparo Seibel, falou sobre o objetivo da reunião e ressaltou a importância das atividades e da elaboração do relatório.
“Nós queremos sensibilizar cada vez mais as gestões municipais sobre a política da assistência social para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, para erradicar o trabalho infantil. Esses fatores são imprescindíveis para que seja suprimido e que não vire uma realidade nos nossos municípios, pois lugar de criança é na escola, é na comunidade e com a sua família principalmente”, ressaltou a superintendente.
A apresentação foi conduzida pela supervisora de Proteção Social de Média Complexidade da Sedes, Josenilde Ribeiro Nogueira, que destacou a importância do selo.
“O objetivo é trabalhar com os municípios, ações e articulações para o combate ao trabalho infantil, que infelizmente tem feito parte da nossa sociedade. A Sedes vem pensando no selo principalmente nesse período da pandemia, em que triplicaram os casos de trabalho infantil”, explicou Josenilde.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Assistência Social, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e advogados dos 155 municípios que aderiram ao Selo Município Sem Trabalho Infantil.
Até o final de junho, as 30 primeiras cidades que se destacarem no combate serão premiadas com notebooks, data shows, impressoras, além de outros equipamentos e brinquedos para a realização de atividades lúdicas.