Governo realiza abertura oficial dos JEMs neste domingo
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) promoveu a abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) neste domingo (31), no IPEM-Calhau, em São Luís. A competição faz aniversário com o tema “JEMs 2022, 50 anos de história”. Programação cultural e homenagens marcaram a cerimônia.
A competição se divide nas categorias entre 12 a 14 anos (18 modalidades) e de 15 a 17 anos (15 modalidades). São mais de 90 delegações de todo o Maranhão, que competirão até o dia 18 de agosto.
O secretário estadual de Esportes, Naldir Lopes, falou sobre a importância desse momento para o esporte maranhense. “Esse é um momento ímpar. São 50 anos dos Jogos Escolares Maranhenses e o Governo do Estado tem fomentado, cada vez mais, o esporte. Só tenho que agradecer a todos os envolvidos para que esse evento tão importante se concretizasse”, destacou o secretário.
Durante a abertura do evento, houve a execução do Hino do Maranhão interpretado pelo cantor Fernando de Carvalho. Houve ainda apresentações de dança e o momento que Codó, o medalhista olímpico de bronze dos jogos de Pequim, realizou de forma simbólica a tradicional caminhada carregando a tocha olímpica.
A estudante e atleta do JEMs, Giovana Medeiros, falou sobre a experiência de participar do evento esportivo. “É uma experiência muito boa. É um prazer estar aqui mais um ano e está sendo cada vez melhor”, afirmou a estudante.
Representando o governador Carlos Brandão, o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, falou que o esporte prepara os jovens para a vida. “Esses jovens estão se preparando para a vida e não tem preparo melhor do que o esporte. A vida é isso, é luta, é ganhar, é perder, é se levantar, é saber enfrentar as dificuldades”, sublinhou Sebastião Madeira.
A jogadora de basquete, Iziane Castro, prestigiou o evento de 50 anos do JEMs. “Pra mim é uma felicidade enorme porque os JEMs contemplam justamente aquilo que o esporte representa, que é a educação. Então, os jogos escolares trazem o esporte para dentro da escola e propiciam que esses adolescentes possam vivenciar a educação integral”, concluiu a atleta.
Resgate do esporte
Os JEMs e ParaJEMs deste ano abordam o resgate da maior competição esportiva escolar do estado. Após dois anos sem a realização dos jogos, por conta da pandemia de Covid-19, a Sedel reforça que a realização dos jogos escolares é uma política pública importante, pois além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens, ajuda a promover a inclusão social.