Governo e rede hoteleira portuguesa vistoriam obras no Centro Histórico de São Luís

Acessar fotos
- Comitiva do Governo do Maranhão e de rede hoteleira portuguesa vistoriam obras no Centro Histórico de São Luís (Foto: Brunno Carvalho)
29/10/2025

Uma comitiva do Governo do Maranhão e representantes do Grupo Vila Galé realizaram, nesta terça-feira (28), uma visita às obras do prédio da antiga Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís. O grupo contou com a presença do governador Carlos Brandão; do presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo; e do superintendente interino do Iphan Maranhão, Raphael Gama Pestana.

"Nós teremos dois hotéis no Centro Histórico de São Luís. Um será na antiga Casa do Maranhão, com 43 apartamentos; outra hospedaria será no prédio onde funcionava a Defensoria Pública do Estado; na Rua Portugal há um prédio histórico que será uma grande casa de massas. Dessa forma teremos grandes empreendimentos dando vida à região, desenvolvendo o turismo e gerando emprego e renda. Serão criados cerca de 300 empregos durante as obras e mais 100 empregos depois que as obras forem concluídas, para dar mais assistência aos nossos turistas", disse Brandão, nas redes sociais.

No prédio da antiga Casa do Maranhão será instalada uma unidade da rede hoteleira Vila Galé. A rede portuguesa já assinou o termo de cessão do imóvel e de mais um hotel e um restaurante na região central da capital maranhense. O projeto tem como objetivo revitalizar a área e fortalecer o turismo, com um investimento de R$ 150 milhões.

Presente na comitiva, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou que os investimentos realizados pela rede hoteleira contribuem para a valorização do patrimônio maranhense e estimulam a cadeia produtiva do turismo.

“O Vila Galé é um grande equipamento que vem fortalecer o turismo aqui do nosso Centro Histórico. O turismo é importante porque não trabalha só o hotel, trabalha a hospedagem, trabalha o receptivo, os guias, os equipamentos no entorno. Isso faz com que o Maranhão se torne mais conhecido para se relacionar com outros países através dos equipamentos que estão aqui e se torne um grande produto turístico do Brasil”, pontuou.

O superintendente interino do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Raphael Gama Pestana, lembrou que os investimentos da rede hoteleira tanto contribuem para a revitalização dos prédios históricos em que será instalada quanto para a economia do turismo.

“A chegada do Vila Galé ao Centro Histórico de São Luís é de suma importância, não só para a requalificação de três edificações de grande relevância dentro do conjunto tombado, mas também para dar uma nova dinâmica para as atividades econômicas na área. É uma rede hoteleira de grande importância no mundo que está acreditando no Centro Histórico de São Luís”, ressaltou.

Para o presidente da empresa pública Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira, a parceria com a iniciativa privada é fundamental para impulsionar não apenas o turismo, mas toda uma cadeia produtiva que está atrelada ao setor.

“É um equipamento que está sendo disponibilizado para o setor privado para poder desenvolver cada vez mais o setor turístico. É um setor que atrai cada vez mais pessoas para conhecerem o nosso estado, a nossa cidade e com isso desenvolver outras cadeias produtivas”, frisou.