Governo do Estado entrega Cozinha Comunitária do bairro Bequimão

Na manhã desta quarta-feira (2), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a entrega de mais um equipamento de segurança alimentar e nutricional: a Cozinha Comunitária do Bequimão, que a partir de agora funcionará como um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). A solenidade de entrega do Cresan foi realizada pelo governador Flávio Dino e pela secretária em exercício da Sedes, Larissa Abdalla Britto. O evento também contou com a presença do ex-secretário da Sedes, Márcio Honaiser, e outras autoridades.
A Cozinha Comunitária, situada no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Bequimão, funciona desde dezembro de 2009, e, para melhor atender os usuários, passou por uma ampla reforma e foi transformada em um Cresan, com atendimento ampliado para as famílias do bairro do Bequimão, Rio Anil, Vila Palmeira e adjacências. As mesmas terão acesso a avaliação e orientação nutricional, atividades físicas para as pessoas do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), em parceria com os Centros de Referência Assistência Social (CRAS).
O governador Flávio Dino ressaltou a importância do equipamento e anunciou que a partir de agora o Cresan ofertará 1000 refeições diárias para a população. Na oportunidade, ele também garantiu que a comunidade terá cursos na área da gastronomia com direito a uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 durante a duração do curso. “Estamos muito felizes com a entrega de mais um equipamento de segurança alimentar e nutricional que atenderá uma população de baixa renda e que vive em situação de vulnerabilidade social. Hoje aqui estamos garantindo a comunidade alguns benefícios como o aumento da quantidade de refeições oferecidas e qualificação profissional com cursos na área da gastronomia. São ações pontuais e importantes para a população neste momento de crise sanitária e econômica”, declarou o governador Flávio Dino.
A secretária em exercício da Sedes, Larissa Abdalla, ressaltou que o Cresan será de grande valia para a comunidade e área adjacente por ser um equipamento social diferenciado com qualificação profissional para o público de uma forma geral. “O governador Flávio Dino está de parabéns por mais uma vez ser sensível com a população em situação de vulnerabilidade social, transformando a cozinha comunitária do Bequimão em um Cresan com amplos serviços. Um grande diferencial para a vida da população local e bairros adjacentes”, finalizou.
A Cozinha Comunitária é um equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional destinados ao preparo de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas e de qualidade, ofertadas gratuitamente à população em situação de insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade social, garantindo a esse público o Direito Humano à Alimentação Adequada.
Além das refeições gratuitas, a Cozinha Comunitária oferece cursos e capacitações em gastronomia e Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, oferece atualmente 400 refeições (almoço) equilibradas e nutricionalmente balanceadas, de segunda a sexta-feira.
Para uma das usuárias da Cozinha Comunitária desde quando foi inaugurada em 2009, Margarida de Jesus Sousa, a reforma e ampliação da cozinha vai garantir a ela, não só as refeições diárias, mas como também a oportunidade de participar dos cursos ofertados. “Essa cozinha tem um grande significado para mim e para a minha família. Sou usuária dela desde do início, ainda em 2009, e hoje, eu, meus filhos e meus netos se alimentam aqui. Com a reforma vou ter a oportunidade de fazer cursos de culinária e ocupar parte do meu tempo”, disse a beneficiária do Cresan.
As capacitações são realizadas por meio de oficinas e cursos, tendo como foco os usuários da Cozinha Comunitária. Já foram realizadas ações de Chefs Mirins, Bombons regionais, Bolos, Doces e Salgados e Aproveitamento Integral dos Alimentos. A partir de agora, por determinação do governador Flávio Dino, a comunidade também terá aulas na área da gastronomia com duração de três meses e uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 reais.