Governador do Maranhão reconduz reitora e nomeia novo vice-reitor da Uemasul para o quadriênio 2026-2029

Acessar fotos
8/10/2025

Como parte dos compromissos institucionais no oeste maranhense, o governador do Estado, Carlos Orleans Brandão, assinou nesta quarta-feira (8), em Imperatriz, os atos de recondução da reitora e a nomeação do novo vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), respectivamente, professora Luciléa Gonçalves e o professor Jorge Diniz de Oliveira. 

Bacharela, licenciada e doutora em Geografia, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves foi reconduzida à Reitoria da Uemasul após ter sido nomeada, em 2022, como a primeira reitora da instituição. Sua atuação destacada à frente da universidade no quadriênio 2022-2025, garantiram a sua recondução ao cargo,  segundo sinalizou o governador.  

“A professora Luciléa, nossa reitora, acaba de ser reeleita pelo excelente trabalho que ela vem fazendo junto à Uemasul. Não faltou parceria do nosso governo. Estivemos sempre presentes, não só com a presença física, mas também com aporte de recursos e contratação de professores”, afirmou o governador Carlos Brandão durante a solenidade. 

Natural de uma pequena colônia de pescadores em Cururupu, município no litoral central do Maranhão, a professora Luciléa Gonçalves enfrentou grandes desafios em suas trajetórias profissional e pessoal, até chegar  - e agora ser reconduzida - ao topo da Uemasul. Filha de pescador com ensino fundamental incompleto, Luciléa Gonçalves precisou se deslocar de sua comunidade natal e morar longe dos pais para estudar. 

Em 1985, ela ingressou na graduação em Geografia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em 1989 assumiu como professora-substituta da Uema em Imperatriz, quando fixou residência na cidade. Com 32 anos de dedicação à docência do ensino superior, Luciléa Gonçalves foi reconduzida ao cargo mais elevado da Uemasul, após quatro anos de muitas conquistas obtidas à frente da instituição. 

A reitora celebrou a recondução à Reitoria, elencando os avanços obtidos pela universidade nos últimos três anos e meio, por meio do apoio governamental. “Isso só foi possível em função do excelente trabalho que fizemos com a ajuda do governador, com investimento significativo nos laboratórios, na nomeação de professores, aquisição de prédios, além de toda uma infraestrutura, incluindo veículos, bolsas, prêmios para nossos alunos. Com esta ação do governador Carlos Brandão, a Uemasul cresceu muito, tendo condições de proporcionar desenvolvimento educacional e, assim, contribuir para a promoção socioeconômica nesta região”, frisou a reitora.  

Perfil do novo vice-reitor
Já o novo vice-reitor da Uemasul, Jorge Diniz de Oliveira, é doutor em Química e docente nas disciplinas Química dos Compostos de Coordenação e Química Ambiental. Jorge Diniz de Oliveira tem experiência em áreas da Química com ênfase nos segmentos de  metais potencialmente tóxicos em ecossistemas aquático e terrestres, fitorremediação de metais potencialmente tóxicos em solos antropizados, bioindicadores de metais potencialmente tóxicos, entre outros.