Funac participa de reunião do Programa Nacional de Processo Eletrônico, em Brasília
Nos dias 22 e 23 (quarta e quinta-feira, respectivamente), acontece em Brasília (DF) a III Reunião da Rede do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento reúne gestores do Governo Federal, Estadual e Municipal engajados na modernização da gestão pública por meio da implantação de sistemas de processo eletrônico, entre os quais a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).
A Reunião ProPEN tem como principal propósito fortalecer a colaboração entre os entes federativos, com a troca de experiências e boas práticas para ampliar o uso das soluções de processo eletrônico para todo o país. “É uma oportunidade de debater os desafios e buscar soluções conjuntas que nos permitam potencializar e modernizar a administração pública por meio dos sistemas de processo eletrônico”, explica a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Pela primeira vez o evento está sendo realizado de forma presencial, após duas edições on-line, com programação elaborada de forma a aliar a apresentação de resultados práticos às estratégias para a implantação, uso e expansão das soluções de processo eletrônico em estados e municípios.
“Tomando parte deste conhecimento poderemos trabalhar para fortalecer a transformação digital nos serviços públicos, por meio de práticas que proporcionem maior agilidade, transparência e economia de recursos”, ressaltou a chefe de Gabinete da Funac, Leila Menezes.
O assessor de Orçamento da Funac, Herbeth Brito, destaca que a interação direta entre gestores, possibilitada pela reunião, permite um alinhamento de práticas. “Os estados estão em diferentes etapas de adesão ao programa e de distribuição dos sistemas, então esse nivelamento só tem a contribuir para os avanços na utilização do processo eletrônico”, destacou.
ProPEN
Instituído pelo Decreto nº 11.946, de 12 de março de 2024, o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Isso é feito por um conjunto de ações compartilhadas entre a União e o Estado ou município aderente, para viabilizar a implantação do SEI e das demais soluções que compõem o ecossistema do PEN.