Dia do Médico: governador Carlos Brandão assina Termo de Autorização para construção do prédio de Medicina na UEMA
Dia 18 de novembro, considerado o Dia do Médico, foi a data propícia escolhida pelo governador Carlos Brandão para anunciar e assinar o termo de autorização para a construção do prédio de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira esteve presente na solenidade do ato, ao lado do governador e comitiva do governo. Houve vistoria das obras, que já começaram, além do lançamento da Pedra Fundamental. A construção do Complexo de Ciências da Saúde, localizado no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, está sendo feita em um terreno com área de mais de 16 mil m² e é considerada uma antiga demanda da população da capital.
“O que nós estamos fazendo hoje é abrir democraticamente para que todos possam ter acesso à universidade por meritocracia. Essa obra é um marco na história do nosso Maranhão. Para mim, a maior conquista da faculdade de Medicina é o filho do trabalhador, é o filho da pessoa pobre ter acesso a ela”, disse o governador Carlos Brandão.
São Luís é a terceira cidade a receber o curso de Medicina da UEMA, logo após dos municípios de Caxias e Imperatriz. O curso será ofertado gratuitamente e vai possuir, além do prédio educacional, um Laboratório de Anatomia Humana e um Ambulatório, para atendimento imediato de assistência à saúde.
Para o gestor da Sinfra, Aparício Bandeira, o investimento em educação superior fomenta o desenvolvimento do estado.
“O lançamento da Pedra Fundamental para o início das obras do prédio de Medicina, em São Luís, é só o início da primeira realização de um grande sonho dos moradores da capital. Nós sabemos que não existe desenvolvimento sem investimento no polo educação e estamos muito esperançosos com este momento ímpar que vai proporcionar inúmeras oportunidades para o povo maranhense”, disse Aparício.
Com a ampliação do curso de Medicina, campus São Luís, chega a R$ 19 milhões o investimento do Governo do Estado na construção do Complexo de Ciências da Saúde. As atividades do curso de Medicina da UEMA estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2024.