Alunos do Programa Ensinar/Uema fazem análise sociocultural na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba

Os alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Icatu realizaram um Seminário Integrador na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba. A iniciativa, realizada no último dia 25 de maio, fez parte da disciplina de Sociologia da Educação, ministrada pela professora Márcia Cristina Gomes, com o objetivo de analisar a escola como espaço sociocultural.
Na ocasião, foram debatidos os seguintes temas: Educação Escolar Quilombola; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Ambiental; Multiculturalismo e Educação; Direitos Humanos e Educação; e Desigualdades Socioeducacionais e suas Interfaces com o Desempenho Escolar no Contexto das Relações Família X Escola.
“Fomos muito bem acolhidos e a participação da comunidade no Seminário Integrador foi significativa, pois houve troca de saberes e experiências em todas as temáticas apresentadas”, disse a professora.
"Compreende-se que as reflexões feitas sobre as temáticas abordadas e que se inserem nos temas contemporâneos transversais possibilitaram analisar a escola na dimensão como espaço sociocultural, diverso, multicultural, onde os diferentes saberes precisam ser valorados e respeitados”, completou Márcia Cristina.
Participaram do Seminário Integrador, além dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, o coordenador do polo, professoras da escola da comunidade, a presidente e a secretária da Associação Quilombola.