Alunos do Programa Ensinar/Uema fazem análise sociocultural na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba

Acessar fotos
3/06/2024

Os alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Icatu realizaram um Seminário Integrador na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba. A iniciativa, realizada no último dia 25 de maio, fez parte da disciplina de Sociologia da Educação, ministrada pela professora Márcia Cristina Gomes, com o objetivo de analisar a escola como espaço sociocultural.

Na ocasião, foram debatidos os seguintes temas: Educação Escolar Quilombola; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Ambiental; Multiculturalismo e Educação; Direitos Humanos e Educação; e Desigualdades Socioeducacionais e suas Interfaces com o Desempenho Escolar no Contexto das Relações Família X Escola.

“Fomos muito bem acolhidos e a participação da comunidade no Seminário Integrador foi significativa, pois houve troca de saberes e experiências em todas as temáticas apresentadas”, disse a professora.

"Compreende-se que as reflexões feitas sobre as temáticas abordadas e que se inserem nos temas contemporâneos transversais possibilitaram analisar a escola na dimensão como espaço sociocultural, diverso, multicultural, onde os diferentes saberes precisam ser valorados e respeitados”, completou Márcia Cristina.

Participaram do Seminário Integrador, além dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, o coordenador do polo, professoras da escola da comunidade, a presidente e a secretária da Associação Quilombola.