Aged realiza oficina para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), por meio da Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e da Coordenadoria de Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal, realiza, de 20 a 24 de outubro de 2025, a 1ª fase da oficina para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O objetivo da capacitação é fortalecer a estrutura local de inspeção de produtos de origem animal, promovendo a oferta de alimentos seguros à população, a valorização dos produtos regionais e o incremento da economia local.
A capacitação busca orientar tecnicamente os gestores e servidores municipais quanto às exigências legais, procedimentos de fiscalização, fluxos administrativos e à adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Durante cinco dias, equipes técnicas da Aged e representantes de instituições parceiras irão abordar temas como:
- Estrutura e base legal do SIM;
- Procedimentos de vistoria e registro de estabelecimentos e produtos;
- Boas práticas de fabricação;
- Análise de projetos e mentoria econômico-sanitário;
- Adesão a sistemas como o Selo Arte, SISBI-POA e e-Sisbi;
- Planejamento e monitoramento das ações de inspeção.
A oficina contará com a participação de servidores públicos dos municípios de Pedro do Rosário, Cururupu, Maracaçumé, Vargem Grande, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Timbiras, Santo Antônio dos Lopes, Viana, Bom Jardim e Bacabal, Ribamar Fiquene, além de representantes do Consórcio CONLESTE.
O evento também contará com a presença do diretor de Políticas Rurais, Anuar Teodoro Alves, de Formiga (MG), que compartilhará a experiência do município na implantação e fortalecimento do sistema de inspeção, servindo como referência de boas práticas para os participantes.
Serviço
O quê: Oficina para implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
Quando: De 20 a 24 de outubro, das 8h às 18h.
Onde: Auditório do Centro Social dos Servidores do Maranhão (Iprev/PAI – antigo IPEM - Rua Sambaquis, s/n Calhau).