Acadêmicos da Uema levam educação e cidadania ao sistema prisional de Bacabal
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Bacabal, promoveu uma atividade educativa dentro da Unidade Prisional de Ressocialização do município, no povoado Piratininga. Sob a orientação da professora doutoranda Lindoracy Santos, os alunos do 2º período desenvolveram práticas pedagógicas voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade, em uma experiência que alia teoria, prática e compromisso social.
A ação extensionista, realizada com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), abordou temas como resiliência, reconstrução de sonhos e superação de desafios. Ao todo, 20 apenados participaram ativamente das atividades, reforçando o papel transformador da educação no ambiente prisional. “A Uema tem um papel político, social e humanista. Nossos alunos demonstraram que a pedagogia pode ser um caminho real de reintegração e ressignificação de vidas”, destacou a professora Lindoracy Santos.
A ação também teve o reconhecimento da Proexae, por meio da pró-reitora Ilka Serra, que enalteceu a importância de atividades que promovem cidadania participativa e inclusão.