2ª edição do Festival Cultural “Iemanjá, Rainha Mar” celebrará a diversidade e cidadania no combate ao racismo religioso
A Praça de Iemanjá na Praia do Olho D´Água vai receber a 2ª edição do Festival Cultural Iemanjá, Rainha do Mar, um evento para celebrar a ancestralidade, a cultura negra e a diversidade da religiosidade de matriz africana, promovendo o combate ao racismo religioso e a cultura de paz.
O festival será realizado no dia 15 de fevereiro, a partir das 14h, com atrações culturais e prestação de serviços. O evento é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio das secretarias de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Igualdade Racial (Seir), de Governo (Segov), Saúde (Ses), Cultura (Secma), Segurança (SSP); Agência Estadual Metropolitana Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Procon/MA, em parceria com o Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Tribunal de Justiça do Maranhão.
Esse ano o tema do evento será “Preservação da natureza e respeito à ancestralidade no combate ao racismo religioso”, ressaltando a íntima conexão entre o sagrado das religiões de matriz africana e afro-brasileira com o meio-ambiente, reconhecendo que a preservação da natureza não é apenas uma questão ecológica, mas também um ato de valorização da espiritualidade e da ancestralidade.
“É uma grande celebração que fazemos pelo segundo ano consecutivo, juntamente com os povos de terreiro do nosso estado, ressaltando o respeito às tradições da cultura e da religiosidade de matrizes africanas, reafirmando o compromisso de promover o direito das comunidades tradicionais, a proteção da vida e a preservação da natureza. Vai ser uma festa linda, com música, danças e serviços da cidadania.”, destacou a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros.
A programação será iniciada às 14h com acolhida e mística realizada pelos povos de terreiro. No palco principal serão realizadas as apresentações culturais. No espaço do evento será realizada a Feirinha de Empreendedores Negros com a oferta de diversos serviços, como emissão de documentos, serviços de imunização e consultas , atendimento móvel da Delegacia de Crimes de Intolerância e Racismo, orientações com relação ao Cadastro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, atendimento móvel da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, entre outros.
O 2º Festival Cultural Iemanjá, Rainha do Mar é gratuito e aberto ao público.
Também na coordenação do festival participam o Movimento dos Povos de Terreiros do Maranhão; Fórum Estadual das Mulheres de Axé; Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma); Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro/MA) e Federação de Umbanda e Culto Afro-brasileiro do Maranhão (Fucab/MA).
Combate ao Racismo Religioso
O Festival Cultural Iemanjá, Rainha do Mar reafirma o compromisso do Governo do Maranhão no combate ao racismo religioso. O evento celebra Iemanjá, orixá de origem africana, muito respeitada e cultuada como mãe de todos os Orixás, com vistas à promoção de uma cultura de paz, combate ao racismo religioso e fortalecimento de ações de promoção de direitos humanos de povos e comunidades tradicionais.
Em julho de 2023, a estátua de Iemanjá foi alvo de ato violento de racismo religioso e teve o rosto quebrado, ação que foi considerada uma agressão direta às tradições de matriz africana e afro-brasileira e também contra os povos tradicionais de terreiro.
Diante disso, o Governo do Estado do Maranhão adotou as medidas cabíveis para resolução do problema, por meio da investigação do caso e da restauração da imagem.
Foi realizada a requalificação da Praça de Iemanjá, com revitalização do local e restauração da imagem, que é obra do artista Eduardo Sereno.
Serviço
O quê? Festival Cultural “Iemanjá, Rainha do Mar”
Quando? 15 de fevereiro, sábado, às 14h
Onde? Praça de Iemanjá – Olho D’água
Mais informações: Instagram @direitoshumanosma