Servidores estaduais participam de roda de conversa sobre combate ao racismo

Acessar fotos
- Atividade foi alusiva ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial (Foto: Divulgação)
21/03/2023

Servidores estaduais participaram, na manhã desta terça-feira (21), de uma roda de conversa intitulada “Racismo no Ambiente de Trabalho”. Mediada pelo pedagogo Rodson Salazar, a atividade foi alusiva ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e integra, ainda, a programação do Espaço Bem-Estar, projeto executado pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).

O evento foi realizado na área de vivência do Espaço Bem-Estar. Os servidores puderam trocar conhecimentos e experiências sobre o tema. Histórico do racismo no Brasil, racismo estrutural e atendimento humanizado no serviço público foram alguns dos assuntos abordados.

“É importante que o serviço público discuta este tema. Hoje trouxemos um pouco de como se dá o racismo nas empresas. É algo que está bem escondido, mas existe, é forte e, se não for combatido, pode atrapalhar a rotina e o crescimento do serviço público. Assim, é preciso que se faça uma avaliação de todas as estruturas discriminatórias existentes na sociedade”, explicou Rodson Salazar.

Humanização

Para a assistente social do Espaço Bem-Estar, Adriana Dutra, a atividade contribui, também, para melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Estado à população. “Através dessas rodas de conversa, promovemos a discussão de diversas temáticas importantes para os servidores, a fim de que eles possam disponibilizar um bom atendimento à população a partir do que aprenderem aqui”, avaliou.

Os servidores aprovaram a programação. “Eu achei muito importante, porque tratamos de muitas situações do nosso dia a dia. Recebemos orientações que poderemos levar para a vida. Espero que hajam outras palestras e outros momentos de conhecimento como este”, comentou a servidora Beatriz Dionizio, da Segep.

Autoconhecimento

Nesta quarta-feira (22), o tema da Roda de Conversa será “Autonhecimento como Pilar Fundamental para o Empoderamento Feminino”. A programação será realizada a partir das 15h, na área de vivência do Espaço Bem-Estar.

A atividade contará com a participação da palestrante e oradora Ana Carolina Arruda, que também é assistente social, coach de carreira e analista do comportamento. A programação é voltada para todos os servidores estaduais.

Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Também conhecido como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas e estabelece o dia 21 de março para as celebrações.