Museu Casa de Nhozinho abre exposição Encantados de Légua
Começa nesta terça-feira (9), a visitação pública para a exposição Encantados de Légua, na Casa de Nhozinho (Rua Portugal, Praia Grande). A mostra é resultado de uma pesquisa feita entre 2022 e 2023, pelo artista plástico Waldeir Brito, na qual visitou alguns terreiros de São Luís. A exposição fica até 30 de setembro, e a visitação é de terça-feira a sábado, das 9h às 18h; e aos domingos, das 9h às 12h. Entrada gratuita.
Além de visitar os terreiros, o artista entrevistou as entidades Tereza Légua, Zé de Légua, Folha Seca e Maria Joana do Buritizeiro para feitura de suas representações. Essas entidades fazem parte da Família de Légua e estão presentes nas religiões de matriz africana e indígena do Maranhão, como o Tambor de Mina e Terecô, por exemplo. Além disso, possuem uma grande influência na cultura popular do Estado, principalmente no bumba meu boi e para o mesmo, não há como falar de cultura maranhense sem falar de encantados.
Assim, as obras do artista possuem o objetivo de apresentá-los para aqueles que não os conhecem, contribuir para o imaginário maranhense e somar na luta contra o racismo religioso.
Serviço
O quê: Exposição Encantados de Légua.
Quando: De 9 a 30 de setembro.
Onde: Museu Casa de Nhozinho, Rua Portugal, bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís (MA).