Maranhão representa Consed em evento do MEC sobre ciclo de avaliações diagnósticas e formativas

Ao representar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nesta terça-feira (19), durante a apresentação dos resultados do terceiro ciclo de avaliações diagnósticas e formativas do Ministério da Educação (MEC), a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, ressaltou os desafios dos professores no período de pandemia, que ocorreu paralelamente ao processo de implantação do novo Ensino Médio.
“É importante ressaltar que, ao mesmo tempo em que esse movimento de avaliação dos estudantes aconteceu, os professores enfrentaram desafios como a implantação do novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e suas inovações. É por isso que é necessária uma atenção maior aos professores e precisamos do apoio do MEC na Formação Continuada de professores, em materiais didáticos, ferramentas tecnológicas e conectividade, que é um desafio muito grande em um país continental como o Brasil”, pontuou a secretária.
A gestora da pasta da Educação no Maranhão, que participou de forma remota, também discutiu alguns resultados apresentados pelas avaliações realizadas pelas escolas e reforçou a necessidade de intervenções pedagógicas, por meio do Regime de Colaboração. O evento também contou com a participação do ministro da Educação, Victor Godoy, e demais autoridades ligadas ao setor educacional no país.
As avaliações foram disponibilizadas para as escolas por meio de uma plataforma online. E foram realizadas em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED).
Ciclos de Avaliação
Em parceria com o CAED, o MEC promoveu três ciclos de avaliação: uma diagnóstica e duas formativas. No primeiro ciclo, foi disponibilizada uma avaliação diagnóstica, com a aplicação de 6 milhões de testes por 2.453 escolas. No segundo ciclo, foi feita uma avaliação formativa, com a aplicação de 3 milhões de testes por 2.011 escolas.
No terceiro ciclo, realizado em março de 2022, foi feita uma nova avaliação formativa, com a aplicação de 1,3 milhão de testes, por 1287 escolas. No total, 6 milhões de testes foram aplicados durante os três ciclos do programa, que abrange alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Os estudantes foram avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Língua Inglesa, considerando os marcos mínimos de desenvolvimento em cada área.
As avaliações para o próximo ciclo já estão disponíveis na plataforma: https://plataformadeavaliacaoemonitoramento.caeddigital.net/#!/pagina-inicial