Maranhão e Bahia trocam experiências sobre microcrédito e empreendedorismo para criar agência de fomento

Acessar fotos
6/08/2024

Na última segunda-feira (5), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), promoveu o “Workshop Microcrédito e Fomento ao Empreendedorismo”, com a finalidade de trazer informações sobre o modelo da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que fomenta o desenvolvimento econômico e social dos empreendedores baianos, por meio de crédito social.

A experiência do Governo da Bahia, em breve, deverá ser reproduzida em nosso Estado com a criação da Agência de Fomento do Maranhão, que deverá ser gerida pela Setres, em conjunto com as demais secretarias de Estado. O modelo baiano é exemplar e por isso, além das semelhanças com a realidade maranhense, a experiência será usada como diretriz para a implementação da Agência do Estado.

O workshop teve como palestrante o coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias, da Secretaria do Trabalho e Esporte do Estado da Bahia (Setre/BA), José Paulo Ferreira, com a participação do secretário do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Luiz Henrique Lula; do secretário-chefe Geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, do secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro; e do secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

Conforme o secretário Luiz Henrique Lula, o evento teve por objetivo a troca de experiências entre a Setres e a Setre/Bahia, sobre o fomento ao crédito para pequenos e micro empreendedores. “A ideia é reproduzir parte da experiência baiana à realidade maranhense, através da Agência de Fomento, planejado para funcionar em nosso estado. O fomento é fundamental para garantir o fortalecimento de empreendimentos de pequeno porte, que não conseguem crédito em instituições financeiras tradicionais, o que deve gerar mais emprego e renda para os maranhenses”, explicou o gestor.

O coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias da Setre/Bahia, José Paulo Ferreira, explicou que o microcrédito é executado pela por meio de postos do Credibahia, crédito social gerido pelo Governo da Bahia, que tem postos instalados em 231 municípios baianos e mantém 96.580 empreendedores cadastrados.

Também participaram do Workshop a secretária adjunta da Setres, Rose Frazão; a supervisora da Supervisão de Intermediação e Geração de Emprego e Renda/Siger, Carla Alcântara, o assessor especial Ricardo Gonçalves; o coordenador da Qualificação, Leandro Delgado; e a secretária adjunta da SEG, Fabiana Terra, que representou o secretário Luís Fernando, durante a segunda etapa do Workshop.

A troca de experiência continuou nesta terça-feira (6), com encontro de gestores, incluindo a comissão técnica da criação do banco, que resultou no alinhamento de propostas para implementação do microcrédito.