Iterma realiza capacitação sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) está promovendo uma capacitação sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento, realizado no auditório do Iterma, teve início no último dia 19 e vai até esta sexta-feira, 23 de agosto.
A abertura da capacitação contou com a presença do presidente do Iterma, Anderson Ferreira, dos representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Antônio Oliveira e Fábio Nobre, além de equipes de empresas de assistência técnica, instituições financeiras e da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema).
"Nos últimos anos, o Iterma tem escrito um novo capítulo na história do Maranhão, com entregas recordes de títulos de terra e a execução do maior programa de regularização fundiária já visto no estado. Estamos também à frente do Programa Paz no Campo e do 'Esta Casa Agora é Minha', voltado para a Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Agora, com o PNCF, damos mais um passo importante, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida de tantas famílias”, afirmou o presidente Anderson Ferreira.
PNCF
O programa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestrutura básica, utilizando recursos do Fundo de Terras do governo federal. Durante esta semana, os participantes estão recebendo informações detalhadas sobre os procedimentos e benefícios do programa, visando apoiar o desenvolvimento rural do Maranhão. A partir de agora, por determinação do governador Carlos Brandão, o Iterma assumirá a execução do programa no estado.
A capacitação abrange tópicos sobre o funcionamento do crédito fundiário, com o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para otimizar a aplicação do programa, seus benefícios, os recursos disponíveis e promover melhorias significativas nas suas comunidades rurais.