Governo realiza Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira, 21

20/03/2024

O Governo do Maranhão realiza, nesta quinta-feira, 21, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será aberto às 18h30, no Centro de Arquitetura da Uema, Centro Histórico de São Luís. Organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a conferência tem como objetivo colher sugestões para elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.

O evento será aberto pela titular da Secti, Natassia Weba e pelo presidente da Fundação, Nordman Wall, com presenças de autoridades, de representantes de organizações da sociedade civil, gestores e técnicos governamentais e pesquisadores.

Entre as autoridades, está o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, que ministrará a palestra magna da noite. Ele abordará o tema ligado à pasta.

O evento tem como foco a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2025-2035) e na formulação de uma Nova Política Estadual. Entre os temas abordados estão a recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais.

A Conferência Estadual será espaço para análise dos programas e dos planos de ciência, tecnologia e inovação no período 2016-2023; discussão dos resultados para propor recomendações à elaboração da ‘Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; e identificar ações a serem executadas em longo prazo, utilizando o caráter mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores da área. Nos debates, o ecossistema de inovação, programas estratégicos, papel dos jovens nesse cenário e reflexos na economia.

Na sexta-feira, 22, a programação inicia às 8h30 e terá várias salas de debates técnicos com os temas ‘Ecossistemas de Inovação’, ‘Programas Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação’, ‘Economia do Maranhão’, ‘Juventude na Ciência, Tecnologia e Inovação’, ‘Ciência na base da Inovação’, ‘Transição Energética’, ‘Bioeconomia’ e ‘Ciência, Inovação e Comunidade’.

Participam dos painéis da conferência estadual os diretores da Fapema, Adriana Carvalho (chefe da Assessoria de Planejamento) e Roberto Cunha (assessor da Diretoria Científica). Eles reforçarão as discussões levando ações, programas e novidades da fundação na área da inovação científica e tecnológica.

As contribuições do Maranhão, apresentadas na conferência estadual, serão encaminhadas para compor os debates nacionais. Essas sugestões estarão integradas ao plano ‘Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - ENCTI 2025-2035’, voltado para o segmento. A conferência regional acontecerá em Recife, de 24 a 25 de abril, e a nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília.

Mais informações sobre o evento acesse https://www.even3.com.br/2-conferencia-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-maranhao-429953/.

SERVIÇO:

O quê: Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação