Governo do Maranhão promove ações alusivas ao mês de combate à sífilis e à sífilis congênita
O Governo do Maranhão mobiliza a sociedade para combater a sífilis no estado. Com a campanha Outubro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove seminários, ações de testagem e rodas de conversas.
Para prevenir a sífilis, o uso da camisinha masculina ou feminina é fundamental. No caso da sífilis congênita pode provocar consequências consideradas graves para o bebê, como surdez, cegueira, alterações ósseas, deficiência mental, entre outras. O sistema Único de Saúde (SUS) oferece teste rápido para algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive a sífilis.
“A campanha de combate à sífilis e à sífilis congênita alerta para prevenção, possibilitando também a ampliação do diagnóstico e do tratamento oportuno”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Durante o mês de outubro, a gestão estadual busca intensificar as ações de sensibilização e combate à doença. A campanha promove a educação em saúde e o acesso a serviços de testagem e tratamento. De acordo com os dados epidemiológicos, o Maranhão registrou em 2024 um total de 2.410 casos de sífilis adquirida, 452 casos de sífilis congênita e 1.151 casos em gestantes.
Programação
Sob a coordenação do Departamento de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/AIDS e Hepatites Virais/SES, o Webinar Estadual: “Contexto estadual com dados epidemiológicos e prevenção das sífilis” ocorrerá na terça-feira (22), na modalidade on-line, e reunirá profissionais de saúde e gestores.
O III Workshop Estadual e Mostra de Pôsteres das Macrorregiões Norte e Leste, com o tema “Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis”, será realizado na próxima quinta-feira (24), das 8h às 17h, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís (MA).
Em Imperatriz, o I Workshop Estadual e Mostra de Pôsteres da Macrorregião Sul, com o tema “Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis, ocorrerá no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil, localizado na Rua Dom Pedro II, Praça da União.
Combate à sífilis
O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído pelo Ministério da Saúde no terceiro sábado do mês de outubro, alerta para as medidas de prevenção da doença. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser prevenida com o uso da camisinha em todas as relações sexuais.