Dia D da Saúde celebra 413 anos de São Luís com inauguração de Banco de Leite, reforma de 22 leitos de UTIs pediátricos e mutirões

A inauguração de obras em hospitais e a oferta de serviços gratuitos de saúde em São Luís marcaram a programação do Dia D da Saúde, uma iniciativa do Governo do Maranhão realizada nesta segunda-feira (8), como parte das ações estaduais em comemoração ao aniversário de 413 anos da fundação da capital maranhense.
O Dia D da Saúde contou com a inauguração do Banco de Leite e da reforma do setor de Emergência e Recepção da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), no bairro Cohab Anil I; com a entrega da obra de reforma dos 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, no Centro; e com a realização de uma série de mutirões de saúde, com oferta de cirurgias, consultas e exames em vários pontos de São Luís.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou das cerimônias de inaugurações e acompanhou de perto serviços ofertados no Dia D da Saúde. A primeira ação visitada pelo governador foi o Mutirão de Frenectomia em recém-nascidos, no Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Clínica Sorrir), no Centro de São Luís.
“Parabéns, São Luís, pelos 413 anos de idade e, em homenagem a esta dada, estamos celebrando hoje o Dia D da Saúde. Naturalmente, temos muitas obras para entregar, mas eu queria hoje dar atenção especial à saúde. Esta semana vai ser uma semana de entrega de obras físicas. Têm muita coisa para entregar, mas, hoje, especificamente no aniversário de São Luís, nós temos aí o Dia D da Saúde e estamos começando aqui pela Clínica Sorrir”, destacou Carlos Brandão.
Também conhecida como cirurgia de correção do frênulo lingual, a frenectomia é um procedimento cirúrgico que corrige diferentes graus de limitação de movimentos da língua do bebê, melhorando a fala, a mastigação e a amamentação.
Ao todo foram realizados 60 procedimentos de frenectomia. O serviço ofertado no mutirão do Dia D da Saúde fez a diferença na vida da lavradora Fabiana Bezerra, que mora em Nina Rodrigues, município no Norte maranhense. Ela não perdeu a oportunidade e se deslocou até São Luís para que seu filho de apenas quatro meses de idade, o pequeno Nicolas Theo, se submetesse ao procedimento.
“Para mim é muito gratificante, porque a língua dele era presa e isso poderia dificultar ele a falar mais na frente. Como eu tive a oportunidade de fazer esse procedimento, eu vim o mais breve possível. Será a melhor coisa ver meu filho poder falar, porque têm muitas crianças com língua pregada e que tem dificuldade”, comemorou a lavradora.
Reforma em leitos de UTI Pediátrica e novo Banco de Leite humano
Ao lado do secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, o governador Carlos Brandão seguiu para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, onde inaugurou a obra de reforma dos 22 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica.
“O que está acontecendo hoje aqui em São Luís é apenas uma amostra, uma coisa simbólica, mas está acontecendo no estado inteiro. É bom a gente ressaltar isso. Hoje a gente vai passar o dia andando pelos hospitais e oferecendo melhores serviços para a área de saúde”, reforçou Brandão.
A comitiva estadual liderada pelo governador partiu, em seguida, para o ato de inauguração do Banco de Leite e da reforma do setor de Emergência e Recepção da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma).
A nova estrutura conta com sala para Armazenamento de Leite Pasteurizado, sala de Higienização e Pasteurização, Sala para Armazenamento de Lei Cru, além de novos equipamentos e outros recursos. De acordo com a diretora-técnica da Macma, Socorro Braide, o novo Banco de Leite é um sonho que só agora virou realidade após duas décadas de espera.
“O Banco de Leite humano estava há 20 anos no papel e nós estamos muito agradecidos. Não foi uma reforma, é um Banco de Leite novo que foi dado para a maternidade de alta complexidade, favorecendo nossos recém-nascidos da UTI neonatal e de outras unidades de saúde”, disse Socorro Braide.
Mutirões de saúde
Além das cirurgias de frenectomia em recém-nascidos, o Dia D da Saúde incluiu, ainda, mutirões em áreas como oftalmologia, geriatria e odontologia, além de exames e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. O objetivo dos mutirões é acelerar os atendimentos da lista de espera por exames e cirurgias da rede estadual.
No Hospital da Ilha foram ofertadas 250 cirurgias de catarata e pterígio. O mutirão faz parte do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, criado para ampliar a oferta de atendimentos e reduzir a fila de espera por serviços especializados.
Serviços de geriatria e exames especializados foram disponibilizados no Mutirão Carreta no Pátio, instalado no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), na Cohab.
Foram ofertadas 50 consultas em geriatria, 100 exames de doppler, 40 ecocardiogramas e palestras sobre saúde mental para idosos. A ação integra o programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda, que tem como objetivo agilizar o acesso a consultas e exames necessários para diagnósticos.
Segundo o secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, essas ações serão continuadas ao longo de todo o mês de setembro. Para o secretário, o Dia D da Saúde reflete o grau de relevância que as políticas de saúde têm dentro das ações do governo estadual.
“Não será só hoje, no dia 8, mas o governador pediu que todo o mês de setembro a gente intensifique isso, para poder diminuir a fila de quem está esperando, em especial aqui em São Luís. Hoje é um dia importante que o governador simboliza a atenção que o governo dá para o cuidado das pessoas”, frisou Fernandes.