Sede do Fuzileiros da Fuzarca é reinaugurada para integrar turismo de experiência na Madre Deus

Brincantes comemoram reforma da sede do Fuzileiros da Fuzarca. (Foto: Handson Chagas)

Na rua Afrânio Peixoto, no coração do bairro Madre Deus, dezenas de integrantes do Bloco Fuzileiros da Fuzarca festejaram com música e alegria a reinauguração da sede da agremiação. Reformada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a casa vai atender melhor às necessidades do grupo e integrar o roteiro de turismo de experiência do bairro.

“A Madre Deus é um bairro tradicional no Maranhão, de São Luís, onde nós pretendemos construir um turismo de experiência, em que as pessoas possam conhecer um pouco da nossa cultura”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Declarada em projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão, a Madre Deus abriga outros grupos que também serão beneficiados com a iniciativa.

“Nós iremos reformar primeiramente cinco casas de cultura. Começamos por essa casa, com 17 dias de obras, entregamos essa casa revitalizada, totalmente reformada, bonita, apta para receber o grupo como para movimentar o turista, mostrar um pouco essa tradição”, disse o secretário.

Estão em andamento ou entrarão em obras no bairro as sedes da Turma do Quinto, do Bloco Tradicional os Feras e do Boi da Madre Deus.

Revitalização

Presidente do bloco, Maria da Graça agradece reforma. (Foto: Handson Chagas)

Dona Maria da Graça Viana de Souza, 65 anos, faz parte do grupo há 15 anos, 12 deles na presidência. Para ela, que sai do bairro da Vila Esperança para participar das decisões, reuniões e apresentações do bloco, a casa foi a realização de um sonho.

“Durante todo esse tempo na direção, meu sonho era entregar essa casa, deixar tudo arrumado para receber as pessoas aqui, são 120 brincantes, no carnaval esse número aumenta muito e era muito abafado”, contou a presidente.

Dona Graça Jansen há cinco anos está no grupo e o envolvimento com a brincadeira já trouxe inspiração até para um samba, que embala os brincantes desde 2016. A compositora de “A Pedra” também relatou a alegria de ver a sede reformada.

“É outra visão, parece coisas que a gente vê de fora, antes era apertada, abafada, se chovia molhava com a gente dentro”, disse a senhora.

Veterana, dona Francisca Gomes de Abreu, de 86 anos, já perdeu as contas de quantos carnavais brincou com o Fuzileiros da Fuzarca, que no ano que vem completa 83 anos de existência. Para ela, a revitalização traz ainda mais orgulho. “Fuzileira de coração, só saio quando eu morrer”, declarou.

A reforma da casa contemplou fachada, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, piso, louças, metais e acessórios.

O bloco

Um dos mais tradicionais do Maranhão, o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval.

O bloco conta com aproximadamente 120 pessoas, a maioria da terceira idade, e ainda conserva a batucada original do antigo Carnaval da Madre Deus, bairro de São Luís hoje reconhecido como palco de diversas manifestações culturais.

Fuzileiros da Fuzarca tem 82 anos de fundação e brincantes da terceira idade. (Foto: Handson Chagas)