Semana de Ciência e Tecnologia reúne mais de 400 estudantes da Rede de Educação Profissional e Integral do MA
A jornada de conhecimento proporcionada pela Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral reuniu, no primeiro dia de atividades, na quinta-feira (26), cerca de 400 estudantes da rede estadual integral para fortalecer e popularizar a ciência no Maranhão.
A programação, que acontece até esta sexta-feira (27), na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A programação de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Educação e vice-governador, Felipe Camarão, que na oportunidade destacou a importância da parceria com o Governo Federal na implantação de projetos que incentivam a pesquisa científica.
“Por meio do edital do CNPQ do Governo Federal, conseguimos garantir recursos para a realização da Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral, mobilizando a comunidade escolar sobre a importância da ciência e tecnologia como ferramenta de valor. O evento é um importante incentivo aos estudantes para que continuem investindo em pesquisa, ciência e inovação, aplicando na prática o aprendizado das salas de aula”, afirmou.
A programação reúne propostas aprovadas, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, mostras científicas, torneio de robótica, lançamento de livros e atrações culturais.
“Este é um momento de celebrar a produção, o conhecimento e a inovação, fomentando a pesquisa nos nossos estudantes. Reunimos mais de 205 trabalhos que estão sendo apresentados por eles e orientados pelos nossos professores”, pontuou o secretário Adjunto de Educação Profissional de Integral, Delmar Matias.
Josélia Castro, superintendente de Ensino Profissional e Integral, abordou sobre a importância da realização do evento na construção do conhecimento técnico-científico. “O evento proporciona um espaço de construção, socialização e troca de conhecimentos entre alunos e professores. Com isso, fomentamos ações incentivando a pesquisa e o desenvolvimento da ciência e tecnologia”, disse.
Mais de 800 inscrições e 205 propostas de atividades aprovadas
A Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), na Uema, recebeu mais de 800 inscrições e 205 propostas de atividades aprovadas, abordando as temáticas sobre sustentabilidade, preservação ambiental, robótica entre outros.
As atividades, que acontecem no prédio de Geografia da Uema, são gratuitas e abertas à rede pública estadual de ensino e comunidade em geral.