Parceria com comunidade favorece a prática de atividades culturais e esportivas no Parque da Vila Palmeira

Acessar fotos
- Corredor maratonista, Adelmo França mora no bairro da Vila Palmeira há décadas e decidiu fazer da pista de corrida do parque seu principal local de treinamento (Foto: Júnior Foicinha).
26/10/2023

Formada em Música pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a educadora Rosa Santos mora desde a infância no bairro Vila Palmeira, em São Luís, mas desde que ingressou na graduação, ela nutria o desejo de realizar projetos sociais com crianças da sua comunidade. Com ajuda de amigos e o apoio da gestão pública estadual, o que era apenas um sonho virou realidade. Rosa Santos hoje atua como professora do Coral Canto do Uirapuru, ação voluntária que oferta canto coral, teatro e dança para crianças do bairro Vila Palmeira e região.

“Desde que eu entrei para a faculdade para estudar música, eu tinha esse projeto comigo: voltar para fazer alguma coisa pelo meu bairro, pelas crianças do meu bairro” contou Rosa Santos. A realização dos ensaios e atividades do Coral Canto do Uirapuru hoje é possível graças à parceria firmada entre comunidade e a administração do Parque da Vila Palmeira, equipamento público gerido pelo Governo do Maranhão.

“O Parque da Vila Palmeira está fazendo parceria com a comunidade, por meio da disponibilização do espaço. Não só com a comunidade da Vila Palmeira, como bairros adjacentes, temos vários projetos aqui, onde a gente desenvolve as atividades com a comunidade, favorecendo esse público”, explicou Aline Almeida, gestora do Parque Cultural da Vila Palmeira.

Localizado na Avenida dos Franceses, o Parque Cultural da Vila Palmeira foi totalmente requalificado pela gestão estadual em 2022 e desde então dispõe de uma estrutura ampla, com quadra poliesportiva, campo de futebol, fonte luminosa, pista de caminhada, pista de skate, brinquedos infantis, academia ao ar livre e quiosques.

Em parceria com os moradores da região e bairros vizinhos, atualmente o Parque da Vila Palmeira oportuniza seu espaço para atividades voluntárias que envolvem cultura, esporte e lazer. Além do Coral Canto do Uirapuru, o Parque Cultural da Vila Palmeira abriga projetos de zumba, futebol para crianças e outras atividades artísticas e esportivas. “Estamos aqui com essa parceria incentivando a comunidade, favorecendo todos que possam estar usando o espaço para melhorar o bem-estar e a saúde”, afirmou a gestora do Parque.

A professora de música Rosa Santos falou da alegria em ver um espaço que durante muitos anos ficou ocioso, mas que hoje beneficia toda a comunidade, de crianças a idosos. “Eu fico muito feliz com esse espaço. Antes o parque era ocioso e hoje ele está preenchido por muitas atividades. É um espaço que veio dar uma visibilidade melhor para o nosso bairro. Como moradora daqui desde criança eu fico muito feliz e espero que ele se perpetue e seja conservado”, pontuou a educadora.

Formação de atletas
Quem também aproveita diariamente a estrutura do Parque da Vila Palmeira é o corredor maratonista Adelmo França. Morador do bairro há décadas, Adelmo, que já disputou competições importantes, como a Maratona do Rio, decidiu fazer da pista de corrida do Parque da Vila Palmeira seu principal local de treinamento. Adelmo contou que no Parque da Vila Palmeira ele se sente “em casa” para treinar.

“Assim que inaugurou eu vim conhecer o espaço, passear com meu filho, e vi que aqui também tinha potencial para eu fazer meu treino. Na segunda semana após a inauguração eu comecei a fazer meus treinos e aqui me sinto mais seguro, porque é iluminado, tem segurança e o horário que eu posso treinar é justamente à noite. Aqui eu me sinto em casa. Eu sempre digo: aqui é o quintal da minha casa, é o quintal que eu não podia usar antes”, frisou o esportista.

Lazer, bem-estar e saúde
A aposentada Rita de Cássia Silva também mora na região e contou que conseguiu superar o início de um quadro depressivo participando das aulas de zumba ministradas no Parque, atividade que beneficia cerca de 200 mulheres da comunidade. 

“É um espaço maravilhoso. Incentiva as pessoas a fazer exercício físico, zumba e isso melhora a autoestima da gente. Isso é muito bom. Eu já quase entrei em depressão, mas me informaram que tinha zumba e eu pensei: rapaz, tenho que cuidar de mim. Procurei fazer exercícios físicos, funcional, zumba e onde tem atividades assim eu tô dentro”, comemorou dona Rita.  

Aberto diariamente das 5h às 22h, o Parque da Vila Palmeira atrai não somente a população interessada em esporte e cultura, como também o lazer e a prática do convívio comunitário, como observou o empreendedor e morador do bairro, Anílson Santos.

“Nós sonhávamos com isso aqui e foi uma coisa proveitosa demais para todos nós. Hoje estamos usando tanto na prática do esporte quanto para o lazer. As pessoas estão usando as quadras para o futebol e para o vôlei. A gente sai dos nossos serviços e vem para cá conversar, desestressar e praticar o esporte que é muito bom para a saúde”, ressaltou Anílson.  

Além da zumba, do futebol infantil e do Coral Canto do Uirapuru, o Parque da Vila Palmeira oferece avaliações físicas, rodas de conversas, oficinas e outras atividades de integração social.