Oferta de cursos técnicos atrai atenção de estudantes para o Iema

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- Maranhão teve aumento de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (Foto: Júnior Foicinha)
10/05/2023

Com os investimentos realizados pelo Estado, foi registrado um aumento expressivo no número de matrículas de alunos e também no ingresso de professores na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Maranhão. O diferencial para despertar o interesse dos estudantes tem sido a possibilidade de capacitação profissional, oferecida nas unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

É o caso da jovem Alice Feitosa, de 15 anos, que está matriculada no 1º ano do curso técnico em Eventos, no Iema, Unidade Plena São Luís. Ela conta que se inscreveu para o Iema, mas também participou de seleção em outra unidade de ensino, porém a decisão final foi guiada pela afinidade com o curso na rede estadual.

“Foi um diferencial importante a oferta dos cursos técnicos e partiu de mim essa escolha. Eu tenho amigas que estudam aqui e elas sempre me falavam dos clubes, do curso, das aulas práticas, e falam muito bem. Eu sempre me interessei por essa área, sempre gostei de organizar, de estar à frente de projetos. Eu fiz a prova para outra escola, mas o Iema teve essa identificação”, relatou Alice.

A estrutura da unidade dispõe de salas de aula amplas e climatizadas, biblioteca, refeitório, laboratórios diversos, auditório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, ginásio, piscina, áreas de lazer ampliadas e biblioteca. Com todos os recursos e a capacitação dos professores, a estudante afirma que é uma oportunidade única de aprendizado.

“Eu fico muito feliz por saber que estou tendo essa oportunidade e sei que muita gente não tem. É uma oportunidade muito boa estudar aqui. É uma escola que realmente prioriza o estudo dos alunos para termos um bom futuro. Me sinto muito bem e muito feliz por ter essa oportunidade”, disse Alice.

Em sua caminhada para a formação profissional, Alice explica que já venceu um dos primeiros obstáculos, que foi a adaptação à jornada em tempo integral. “A minha vida inteira só estudei um turno: ou de manhã ou de tarde. Então está sendo bem diferente, mas eu estou gostando da experiência. Querendo ou não, no mercado de trabalho a gente fica o dia inteiro, então aqui já é uma caminhada para o meu futuro. Eu estou me adaptando muito bem”, afirmou.

Para os estudantes que estão indecisos sobre a possibilidade de tentar o acesso ao Iema, ela deixa uma mensagem. “Se você tiver a oportunidade, entre. É uma escola muito boa, o acolhimento é muito bom e você se sente bem. A escola tem projetos muito bons e o ensino tem muita qualidade”, declarou Alice.

A opinião de Alice é compartilhada por outros estudantes, como Juliana Barbosa, de 17 anos, que está no 3º ano e escolheu como curso técnico Guia de Turismo. Ela afirma que se sente preparada para o mercado de trabalho. “Eu sempre quis estudar no Iema foi uma das minhas primeiras opções. Com a qualidade do ensino, eu me sinto preparada para o mercado de trabalho por conta da base técnica que temos aqui”, contou.

Também estudante do 3º ano como Guia de Turismo, o estudante Fabrício Arão, de 17 anos, destaca o acolhimento na unidade. “É uma rede de apoio muito grande. É algo que a gente não vê em lugares antes de entrar no Ensino Médio. É uma equipe onde você se sente acolhido, você vê a diversidade. Você percebe que a rede de professores é qualificada e você sente dos alunos, da comunidade escolar, que você faz parte disso”, compartilhou.

O ambiente de acolhimento também foi destacado pelo professor Romildo Bigorna, de 29 anos, que trabalha na Unidade Plena de São Luís desde o semestre passado. “Eu fui super acolhido e me dou muito bem com os alunos, com o corpo docente e todos os funcionários. Geralmente, eu comparo a escola com um corpo e dou o exemplo do Iema, com o guarda, os profissionais da limpeza, o porteiro, os estudantes. Cada parte é importante, somos um sistema, se um parar de funcionar compromete os demais”, disse.

 

Pesquisa mostra perfil dos estudantes

Levantamento realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), com base nos dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que de 2012 a 2022 houve aumento no número de matrículas e de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O Maranhão teve um saldo positivo de 37.068 novas matrículas, alcançando o maior quantitativo da série em 2022, com 64.770 matrículas. O Estado é o quinto maior em número de matrículas do Nordeste e o 11º do país. O levantamento do Imesc traça um perfil dos estudantes, a maior parte tem entre 15 e 17 anos (37,5%), são do sexo feminino (59%), e em relação à cor ou raça, sobressaem-se os estudantes declarados pardos (56,3%).

Já em relação à quantidade de docentes, o Maranhão apresentou 4.545 professores em 2022, um crescimento de 31,6% em relação ao ano anterior. Os professores da rede pública são maioria, representando 83,2% dos educadores em EPT no Maranhão. Quanto à dependência administrativa, foram 1.496 novos professores atuando na rede estadual de ensino maranhense, entre 2012 e 2022.

A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, ressaltou que a educação profissional e técnica é um compromisso assumido pelo governador Carlos Brandão. 

“Temos orgulho de dizer que o Maranhão está entre os melhores estados do Nordeste em educação. Essa conquista reflete o compromisso do governador Carlos Brandão, que anunciou que teremos mais quatro unidades do Iema, que chegará aos municípios de São Domingos, Pinheiro, Santa Luzia e Vitória do Mearim”, observou Cricielle Muniz.

 

Acesso ao Iema

Para estudar nas unidades do Iema, os estudantes realizam uma inscrição online onde indicam os cursos de interesse e o endereço de residência. Por conta da grande procura, é dada preferência aos estudantes pela proximidade da residência em relação à unidade que oferece o curso pleiteado.

O gestor geral do Iema Unidade Plena São Luís, Jonhatan Camilo, ressalta a qualidade do ensino e a preparação para o mercado de trabalho como diferenciais das unidades do Iema.

“Eu penso que o diferencial é ter apostado na educação de tempo integral, esse é um caminho de sucesso. Os planos, tanto nacional quanto estadual de educação apontam nesse rumo de transformar cada vez mais as escolas em unidades de tempo integral. Isso garante que o jovem possa passar mais tempo na escola, estender o seu tempo de estudo com acompanhamento, além da segurança física e alimentar a partir de toda a estrutura que vem junto com a implantação de um Iema”, disse.

Com a qualidade do ensino oferecida, normalmente a instituição recebe mais de mil inscrições a cada ano. “O Iema tem conquistado o seu espaço a ponto da gente perceber estudantes que são aprovados em instituição federal, como o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), e optam pelo Iema. E temos percebido uma procura maior não apenas de alunos do ensino público, mas também de egressos da rede particular, algo que via de regra não costuma ocorrer”, relatou Jonhatan Camilo.

A rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) começou a ser implantada em 2015 e atualmente conta com 34 unidades plenas, além de 26 unidades vocacionais, que juntas promovem ensino profissional e técnico. O Governo do Estado tem realizado investimentos contínuos para a expansão do ensino público e de qualidade no Maranhão.