Núcleo de Arte e Educação inicia nova fase com diálogo, transparência e foco no trabalho dos professores
O Núcleo de Arte e Educação (NAE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu um importante passo em sua reestruturação. Nesta semana, o secretário adjunto de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem, Assis Filho, liderou reuniões com o corpo de professores do Núcleo, marcando o início de um novo momento, pautado pelo diálogo direto, valorização profissional e total transparência.
A finalidade dos encontros era escutar os profissionais e apresentar os encaminhamentos para a regularização e o fortalecimento do NAE. O secretário adjunto Assis Filho abriu os trabalhos reafirmando o compromisso do Governo do Maranhão com a arte e a educação.
“Estamos aqui para reforçar a importância do NAE para a rede estadual. Nossos esforços são para garantir que o trabalho de cada um de vocês seja valorizado, reconhecido e, acima de tudo, que ocorra dentro da mais absoluta legalidade. Queremos que a arte chegue a cada estudante, e isso só é possível com professores respeitados e com suas situações devidamente formalizadas”, declarou Assis Filho.
Encaminhamentos
Ao longo dos dois dias de trabalho, uma série de ações concretas foram implementadas para consolidar a nova fase do Núcleo. Inicialmente, foi apresentada aos professores o novo trio gestor que coordenará o NAE, composto por Gleiciane Teles como coordenadora geral; Rita Conceição como coordenadora artístico-cultural; e Fábio Alexandre como coordenador administrativo e pedagógico.
A coordenadora geral Gleiciane Teles traz uma trajetória marcada pelo engajamento social e cultural, com atuação destacada em movimentos voltados à valorização das pessoas negras, periféricas e das mulheres nos espaços de poder.
Já Rita Conceição, coordenadora artístico-cultural, possui ampla experiência em liderança, gestão de pessoas e projetos sociais, culturais e juvenis. No campo cultural desenvolveu projetos de teatro, música, dança e ações sociais.
Completando o trio, Fábio Alexandre assume a Coordenação Administrativa e Pedagógica. Sua trajetória inclui forte atuação em projetos de cultura popular, inclusão social e capacitação comunitária, voltadas à aprendizagem e ao protagonismo social.
Em seguida, foi aberto um espaço dedicado ao diálogo, onde os profissionais puderam expor suas principais demandas, compartilhar os desafios enfrentados em campo e contribuir com sugestões valiosas para o aprimoramento do Núcleo — todas elas devidamente registradas pela equipe gestora para subsidiar os planejamentos futuros.
Paralelamente, foi iniciado, com o apoio da equipe administrativa da Seduc, o essencial processo de atualização cadastral de todos os professores, assegurando a regularização de seus vínculos com total transparência.
Todos os professores presentes, e que atualizaram seus dados, terão seus pagamentos realizados ainda neste mês de outubro. O clima durante as reuniões foi de otimismo e reintegração, com os professores demonstrando animação diante das perspectivas de recomeço, agora respaldados por um canal de comunicação direto e aberto com a gestão.
Com a conclusão bem-sucedida desses primeiros encontros, o Núcleo de Arte e Educação se consolida em uma nova fase. A Seduc demonstra, na prática, seu compromisso em não apenas manter, mas potencializar programas que enriquecem a formação integral dos estudantes maranhenses, assegurando que a arte continue a ser uma ferramenta poderosa de transformação social dentro das escolas.
A expectativa é que, com a situação totalmente regularizada nas próximas semanas, o NAE segue com as suas atividades com força total, levando teatro, música, dança e artes visuais para milhares de alunos.