Maranhão reúne autoridades e especialistas de renome nacional para debater políticas públicas para mulheres

22/05/2023

Com foco na construção de políticas públicas ainda mais eficientes, o Governo do Maranhão convidou representantes do Governo Federal e gestores de outros estados para participarem do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento contará com a presença dos ministros Cida Gonçalves (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Originários) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social); das secretárias da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, e de Alagoas, Maria Silva; além de autoridades e gestores locais.

O Fórum será realizado nesta quarta (24) e quinta-feira (25) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana - Multicenter Sebrae, no Alto do Calhau, e será aberto aos gestores municipais das 217 cidades maranhenses. A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, estados e municípios, intercâmbios e agendas coletivas, com vistas ao fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino em todo o país.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) do Maranhão, o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma oportunidade única para que sejam discutidas políticas capazes de efetivar a igualdade de gênero, garantindo que cada vez mais mulheres tenham suas potencialidades desenvolvidas. A adesão das ministras e de outras autoridades da política nacional demonstra a importância do evento e a seriedade do Maranhão na luta pelos direitos das mulheres.

“O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é um evento muito importante no que tange às políticas públicas para as mulheres. Teremos a presença da ministra Cida Gonçalves, ministra das Mulheres; da ministra Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários do Brasil; e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Serão dois dias de muita troca de experiência e de conhecimento com a participação de todos, que irão somar conosco neste evento pensado para as mulheres maranhenses”, declarou a secretária da SEMU, Abigail Cunha.

O evento terá o foco voltado para as políticas públicas que visam a autonomia econômica e geração de renda das mulheres, com especialistas no assunto como a secretária da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, e a chefe do Departamento de Autonomia Econômica da SEMU, Rebeca Alexandre. Também serão abordadas e compartilhadas experiências exitosas na implantação de políticas para mulheres nos estados do Alagoas e do Maranhão, com a secretária de Estado da Mulher de Alagoas, Maria Silva, e a secretária adjunta da Mulher do Maranhão, Antonieta Lago.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, vão explanar a importância da articulação entre os organismos de políticas públicas para mulheres, destacando os desafios enfrentados por governos municipais, estaduais e federal na transversalidade dessas políticas. Já o ministro Wellington Dias apresentará o painel que tratará sobre as ações e políticas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, que contará com a mediação do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé.

Outra temática importante que será discutida no Fórum é o combate ao feminicídio e o papel da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que contará com a participação de profissionais que são autoridade no tema como a coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a delegada titular do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, Wanda Moura; a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Susan Lucena; a diretora da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, Gabriela Bonfim; a vice-presidente da OAB Maranhão, Tatiana Costa; a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO Mulher) do Ministério Público do Maranhão, Sandra Fagundes Garcia; e a perita oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Kelly Veiga.

O Fórum também terá em sua programação apresentações culturais e exposições de programas e projetos da gestão estadual para as mulheres maranhenses. O objetivo é levantar reflexões sobre as políticas voltadas para as mulheres e a sua implementação em nível nacional, estadual e municipal. 

A programação completa está disponível no site da SEMU.