Governo do Maranhão realiza sorteio para a CNH Social

Acessar fotos
14/11/2025

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), realizou na manhã desta sexta-feira (14), em São Luís, o sorteio dos contemplados pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social. O governador Carlos Brandão e o diretor do Detran, Diego Rolim, participaram do evento.

O Programa CNH Social é destinado a pessoas de baixa renda (inscritas no CadÚnico), com idade mínima de 18 anos, e cadastro atualizado até 29/08/2025. O programa cobre todas as etapas da primeira habilitação, incluindo exames médicos e psicológicos, aulas e emissão da Permissão para Dirigir (PpD) nas categorias A ou B. Além disso, quem for reprovado em uma das provas poderá refazê-la de forma gratuita. Foram oferecidas 10 mil vagas para os 72 municípios maranhenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

“Quero começar parabenizando todos aqueles que se inscreveram no edital para a CNH Social. O programa foi um sucesso e oferece uma oportunidade ímpar: cerca de 10 mil carteiras de motorista, sendo 6 mil na categoria A (carro) e 4 mil na categoria B (moto). Essa é uma chance para as pessoas obterem sua carteira de motorista e terem acesso a um trabalho, abrindo uma porta para o futuro daqueles que não tinham condições de pagar uma CNH. O governo está investindo cerca de 27 bilhões na entrega gratuita de carteiras de habilitação sociais. Para aqueles que se inscreveram e não conseguiram, um novo edital será aberto no futuro”, destacou o governador.

O diretor do Detran orienta que os selecionados no programa tenham atenção aos prazos e aos locais de atendimento. “Aos contemplados, pedimos que, a partir do dia 24 de novembro, se dirijam ao Detran, às unidades da Senatran espalhadas pelo estado ou aos postos do Viva Cidadão para realizar o cadastro no Sistema Nacional. Isso permitirá que vocês sigam com o processo nas autoescolas e nas clínicas médicas”, explicou. 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou o sucesso do programa: “O Maranhão está mostrando para o Brasil e para o mundo como fazemos inclusão social no Estado”, afirmou.

O Programa CNH Social é mais um exemplo do compromisso do governo em promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população. Com 10 mil vagas, o programa supera os números anteriores, como a CNH Jovem e a CNH Rural que, juntas, ofertaram 7.100 vagas entre 2015 e 2016.

Confira a lista completa. ([url=https://www.detran.ma.gov.br/inicio/paginas/Pagina.xhtml?id=23703]https://www.detran.ma.gov.br/inicio/paginas/Pagina.xhtml?id=23703[/url])