Estudantes do Colégio Militar Tiradentes I são classificados para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes

Jovens cientistas do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís (MA), mais uma vez classificam-se para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Jornada de Foguetes), que acontece no final deste ano, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Duas equipes da escola, sendo uma de ensino fundamental e outra do ensino médio, obtiveram a melhor pontuação entre as 26 equipes que disputaram a competição regional, realizada sábado (13), na capital maranhense.
A Mostra de Foguetes integra as ações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SBA) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A competição reúne estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas de todo o país.
Com base nos conhecimentos teóricos de disciplinas como matemática, física e química, aprendidos em sala de aula, os jovens são desafiados a elaborar um projeto e desenvolver um protótipo de foguete utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis, como garrafas pets e pedaços de madeira, entre outros. O combustível pode ser à base de água e ar comprimido, como o que foi utilizado pela equipe do Colégio Militar I de São Luís, a dupla Neemias Ferreira e Arthur Costa, do 6° ano (turma D), primeiro lugar na categoria ensino fundamental.
Entre os estudantes do ensino médio, a equipe vice-campeã da edição 2022 da Mostra, formada por Aline Rebeca Araújo Barroso, Gabrielle Ribeiro Silva e Hanna Carolina Araújo, superou o próprio recorde da competição do ano passado (292,9), alcançando este ano 295,8 metros no lançamento local. Com isso, avançou em primeira em sua categoria para a disputa nacional.
“Estávamos muito nervosas, principalmente pelo fato de o evento este ano contar com equipes muito fortes. Mas conseguimos nos superar nesta etapa e agora estamos confiantes de que vai dar tudo certo na competição nacional”, afirmou Gabrielle Ribeiro Silva.
O Colégio Militar Tiradentes I é o atual campeão e também recordista nacional da competição na categoria ensino fundamental, além de vice-campeão brasileiro na categoria médio, da Mostra Brasileira de Foguetes. Nesta edição, cerca de 60 estudantes da unidade escolar disputaram a competição científica, divididos em 26 equipes, sendo 15 do ensino básico e 11 do ensino médio.
Os resultados dos lançamentos foram enviados para os organizadores da Mostra Científica, que ficam responsáveis em tabular todos os dados do território nacional e comunicar a escola sobre a classificação dos alunos no torneio, emitindo certificados e medalhas para os ganhadores.
O diretor da instituição, o tenente-coronel Brandão, falou do engajamento de todo o corpo docente e da diretoria da instituição para estimular que os alunos participem de competições como essa.
“O Colégio Militar Tiradentes I sempre teve essa preocupação de buscar o desenvolvimento multidisciplinar de nossos alunos. Então, sempre estimulamos os estudantes a participar de competições como essas, dando não só uma base de apoio técnico como também de pessoal para que eles possam concorrer em pé de igualdade com qualquer outra instituição de ensino do país”, afirmou o diretor.
O professor de química e um dos instrutores do aluno, sargento Ribeiro, enfatiza que é exatamente isso a proposta da OBA: estimular os alunos ao aprendizado dessas três disciplinas e, ao mesmo tempo, a praticar a sustentabilidade.
“Competições como essas são importantes não só por colocar em prática assuntos importantes de matérias como química, física e matemática, mas também por alimentar o espírito esportivo, de trabalho em equipe e a consciência de sustentabilidade ambiental que são importantes para o processo de ensino e formação desses jovens”, ressaltou o professor.
Colégio Militar
O Colégio Militar Tiradentes I, localizado no bairro Vila Palmeira, na capital maranhense, integra a rede estadual de ensino. A unidade escolar, que é vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), oferece ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. Ao todo, o Maranhão possui 50 colégios militares, instalados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sendo 18 colégios da Polícia Militar e 32 do Corpo de Bombeiros.